Da coesão à convergência: contributos para o estudo das dinâmicas profissionais (1973-2010)

Autores

  • Paula Ochoa Biblioteca Nacional de Portugal
  • Purificación Moscoso Castro Universidad de Alcalá de Henares

Palavras-chave:

profissão, competências profissionais, identidade profissional, transições profissionais

Resumo

A presente comunicação visa apresentar alguns dos resultados de uma investigação conduzida no âmbito do programa de doutorado Bibliografia y Documentación Retrospectiva en Humanidades na Universidade de Alcalá de Henares em 2011-2012, realçando um conjunto de novos desenvolvimentos sobre o conhecimento existente sobre as transições profissionais na sociedade de informação em Portugal. Incide na análise de elementos de um grupo profissional – os bibliotecários – analisando as narrativas de dois cohorts caracterizados pela década em que iniciaram as suas trajectórias profissionais: a década de 1970 e a década de 1980. A identificação dos seus percursos identitários e dos seus ciclos de competências complementam os dados recolhidos, permitindo a análise das dinâmicas profissionais entre 1973, ano da criação da Associação Profissional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas e 2010, ano do lançamento da Agenda Digital (2010-2020). As dinâmicas de coesão, especialização e convergência são complementadas com a proposta de uma dinâmica de reflexividade vigilante.

Biografias Autor

Paula Ochoa, Biblioteca Nacional de Portugal

Técnica superior na Biblioteca Nacional de Portugal. Assistente convidada no Mestrado em Ciência da informação e Documentação da Universidade Nova. Investigadora nas áreas de gestão da qualidade e gestão de competências.

Purificación Moscoso Castro, Universidad de Alcalá de Henares

Professora catedrática da Universidad de Alcalá (Espanha). Diretora do Curso de Doutoramento em Documentación desta universidade.

Downloads

Publicado

2012-10-18

Edição

Secção

Comunicação: 4. Profissionais e Instituições