As Edições digitais de Aldo Manuzio: modelos de disponibilização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.3016

Palavras-chave:

Livro antigo, Bibliotecas digitais, Humanidades digitais, Aldo Manuzio

Resumo

As Humanidades Digitais incrementaram o uso das bibliotecas digitais. Contudo a disponibilização em linha das obras digitalizadas não segue um critério homogéneo. Nesta comunicação, reportam-se os resultados de um estudo sobre os modelos de disponibilização das obras do editor e tipógrafo Aldo Manuzio integradas nas bibliotecas digitais. Para tal, fez-se a análise de seis bibliotecas digitais: Biblioteca Nacional Digital, Alma Mater, Gallica, Bibliothèques Virtuelles Humanistes, Internet Archive. Conclui-se que os modelos de disponibilização em geral não acrescentam muito valor à consulta do texto impresso, principalmente pela falta de pontos de acesso às diversas componentes estruturais da obra e de elementos complementares do texto, mas que o crescente número de obras disponibilizadas, sobretudo, daquelas a que foi efetuado o reconhecimento de carateres, auxilia a investigação. Para além disso, identificam-se algumas vias de melhoria.

Biografia Autor

Dália Guerreiro, CIDEHUS - Universidade de Évora

Dália Guerreiro é licenciada em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, pós-graduada em Ciências da Informação e da Documentação, variante Bibliotecas, pelo ISLA e Mestre em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais, doutorada pela Universidade de Évora em Ciências da Informação e Documentação. Profissionalmente, integrou a equipa que iniciou e desenvolveu o projeto da biblioteca digital na Biblioteca Nacional e, na DigiCult – Produções Digitais, de que é sócia-gerente, tem realizado a metacodificação e edição digital para as bibliotecas digitais da Universidade de Lisboa e da Universidade de Coimbra, entre outras. Bibliotecária no ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão 

 

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Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Apresentações 24x7: 3. Implementação de tecnologias e reinvenção de serviços