Recomendações para as Bibliotecas de Ensino Superior em perspetiva
DOI:
https://doi.org/10.48798/congressobad.3017Palavras-chave:
Bibliotecas de Ensino Superior, Inovação, Profissionais de informaçãoResumo
O Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino Superior da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais de Informação e Documentação apresentaram nos triénios 2016-2018 e 2020-2022 um conjunto de Recomendações para as Bibliotecas de Ensino Superior de Portugal. Estas recomendações foram sempre apresentadas com a intensão mobilizar os profissionais das Bibliotecas para objetivos comuns, oportunidades de inovação e práticas de atualização que valorizem o papel das Bibliotecas nas Instituições de Ensino Superior e Investigação.
Esta proposta de apresentação visa refletir sobre o impacto que as recomendações propostas para o último triénio alcançaram junto dos responsáveis e profissionais das bibliotecas das Instituições do Ensino Superior. Pretende-se apresentar de forma sumária as recomendações e detalhar o conteúdo do documento técnico publicado em outubro de 2022 que destaca os aspetos mais prementes que requerem a atuação dos bibliotecários do ensino superior.
A apresentação irá revelar os dados de um breve estudo que avalia o impacto das recomendações e perspetivar as linhas de orientação para o documento com novas recomendações para 2024-2026.
O Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino Superior da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais de Informação e Documentação apresentaram nos triénios 2016-2018 e 2020-2022 um conjunto de Recomendações para as Bibliotecas de Ensino Superior de Portugal. Estas recomendações foram sempre apresentadas com a intensão mobilizar os profissionais das Bibliotecas para objetivos comuns, oportunidades de inovação e práticas de atualização que valorizem o papel das Bibliotecas nas Instituições de Ensino Superior e Investigação.
Esta proposta de apresentação visa refletir sobre o impacto que as recomendações propostas para o último triénio alcançaram junto dos responsáveis e profissionais das bibliotecas das Instituições do Ensino Superior. Pretende-se apresentar de forma sumária as recomendações e detalhar o conteúdo do documento técnico publicado em outubro de 2022 que destaca os aspetos mais prementes que requerem a atuação dos bibliotecários do ensino superior.
A apresentação irá revelar os dados de um breve estudo que avalia o impacto das recomendações e perspetivar as linhas de orientação para o documento com novas recomendações para 2024-2026.