Recomendações para as Bibliotecas de Ensino Superior em perspetiva

Autores

  • Pedro Príncipe Serviços de Documentação da Universidade do Minho
  • GT-BES Grupo de trabalho de Bibliotecas de Ensino Superior da BAD

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.3017

Palavras-chave:

Bibliotecas de Ensino Superior, Inovação, Profissionais de informação

Resumo

O Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino Superior da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais de Informação e Documentação apresentaram nos triénios 2016-2018 e 2020-2022 um conjunto de Recomendações para as Bibliotecas de Ensino Superior de Portugal. Estas recomendações foram sempre apresentadas com a intensão mobilizar os profissionais das Bibliotecas para objetivos comuns, oportunidades de inovação e práticas de atualização que valorizem o papel das Bibliotecas nas Instituições de Ensino Superior e Investigação.

Esta proposta de apresentação visa refletir sobre o impacto que as recomendações propostas para o último triénio alcançaram junto dos responsáveis e profissionais das bibliotecas das Instituições do Ensino Superior. Pretende-se apresentar de forma sumária as recomendações e detalhar o conteúdo do documento técnico publicado em outubro de 2022 que destaca os aspetos mais prementes que requerem a atuação dos bibliotecários do ensino superior.

A apresentação irá revelar os dados de um breve estudo que avalia o impacto das recomendações e perspetivar as linhas de orientação para o documento com novas recomendações para 2024-2026.

O Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino Superior da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais de Informação e Documentação apresentaram nos triénios 2016-2018 e 2020-2022 um conjunto de Recomendações para as Bibliotecas de Ensino Superior de Portugal. Estas recomendações foram sempre apresentadas com a intensão mobilizar os profissionais das Bibliotecas para objetivos comuns, oportunidades de inovação e práticas de atualização que valorizem o papel das Bibliotecas nas Instituições de Ensino Superior e Investigação.

Esta proposta de apresentação visa refletir sobre o impacto que as recomendações propostas para o último triénio alcançaram junto dos responsáveis e profissionais das bibliotecas das Instituições do Ensino Superior. Pretende-se apresentar de forma sumária as recomendações e detalhar o conteúdo do documento técnico publicado em outubro de 2022 que destaca os aspetos mais prementes que requerem a atuação dos bibliotecários do ensino superior.

A apresentação irá revelar os dados de um breve estudo que avalia o impacto das recomendações e perspetivar as linhas de orientação para o documento com novas recomendações para 2024-2026.

Biografia Autor

Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Pedro Príncipe. Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho e especialista de informação. Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro e com frequência da pós-graduação em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Fernando Pessoa. De 2000 a 2010 colaborou na Universidade de Aveiro, primeiro como Técnico de Biblioteca e Documentação no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), onde também exerceu as funções de Gestor de Conteúdos Web do Instituto e colaborou em projetos e equipas de trabalho nos Serviços de Documentação da Universidade, tendo mais tarde integrado os Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Universidade de Aveiro como Gestor de Conteúdos do Portal UA.

Desde 2010 trabalha nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho (SDUM) como Especialista de Informação e gestor de projetos Open Science, com responsabilidade na execução do projeto OpenAIRE – Infraestrutura de Acesso Aberto para a Investigação na Europa, tendo colaborações em vários outros projetos europeus e nacionais (FOSTER Open Science, MedOAnet, Necobelac, RCAAP), nomeadamente com trabalho focado na formação e capacitação para o acesso aberto, a gestão de dados de investigação e a ciência aberta). Na Infraestrutura OpenAIRE é gestor do serviço de suporte e helpdesk europeu e coordenador da rede de secretariados nacionais de acesso aberto nos países sul da Europa, assumindo ainda a representação em Portugal. Nos SDUM coordena o desenvolvimento do plano de intervenção para serviços de suporte à Gestão de Dados de Investigação.

Tem experiência de formador na área das tecnologias da informação e comunicação, tendo colaborado já em vários cursos presenciais e elearning na Universidade de Aveiro e na Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Integra atualmente o Grupo de Trabalho da Política Nacional de Ciência Aberta nomeado por despacho Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Integrou de 2011 a 2016 o Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), onde coordena atualmente o Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior e é formador na área das Tecnologias da Informação e Comunicação.

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Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Apresentações 24x7: 2. Capacitação e protagonismo numa sociedade aberta e susten