Contribuição para o conhecimento do perfil informacional do estudante do ensino superior

Autores

  • Maria Eduarda Rodrigues Escola Superior Agrária/Escola Superior de Artes Aplicadas - Instituto Politécnico de Castelo Branco
  • Francisco Vaz Universidade de Évora
  • Maria Helena Menezes Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Castelo Branco

Palavras-chave:

Biblioteca do ensino superior, estudo de utilizador, perfil informacional, estudante

Resumo

Tendo como objetivo contribuir para o conhecimento do perfil informacional do estudante, à entrada no ensino superior, foi realizado o presente estudo. Este, um estudo de caso, efetuado no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) foi realizado mediante a aplicação de um inquérito por questionário, distribuído aos estudantes que ingressaram, no ano letivo 2010/2011, nos cursos de formação inicial (licenciatura) do IPCB, independentemente da forma de acesso ao ensino superior. Os dados foram tratados estatisticamente com recursos ao programa SPSS.De entre os resultados obtidos destacam-se os seguintes: a maioria dos estudantes pertence ao sexo feminino, reconhece a biblioteca enquanto tal, frequentou ao longo do seu percurso escolar a biblioteca escolar e/ou municipal, de um modo geral possui computador portátil, é utilizador assíduo das redes sociais, sobretudo H5 e Facebook, utiliza a Internet para realização dos seus trabalhos escolares, realiza pesquisas recorrendo ao Google e à Wikipédia, acredita não ter necessidade de formação para utilizar bem a biblioteca e refere o acesso à Internet como o serviço mais apreciado. O conhecimento obtido poderá contribuir para melhorar as competências em literacia da informação dos estudantes, através da lecionação de formação adequada; permitirá melhorar a gestão em termos de política de aquisições, organização da informação e seleção de conteúdos; considerando os resultados relativamente à utilização das redes sociais, estas poderão funcionar como ferramenta de comunicação privilegiada entre estes utilizadores e a biblioteca. Em suma poderá contribuir para melhorar, de forma substancial, o nível de utilização da biblioteca por parte dos utilizadores.

Biografias Autor

Maria Eduarda Rodrigues, Escola Superior Agrária/Escola Superior de Artes Aplicadas - Instituto Politécnico de Castelo Branco

Mestre em Ciências da Informação e da Documentação pela Universidade de Évora

Pós-Graduada em Ciências Documentais - Opção Biblioteca pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Bibliotecária responsável pelas Bibliotecas da Escola Superior Agrária e Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Administradoda do Repsoitório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Francisco Vaz, Universidade de Évora

Professor Auxiliar com Agregação

Departamento de História

Universidade de Évora

Maria Helena Menezes, Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Castelo Branco

Prof.ª Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Downloads

Publicado

2012-10-18

Edição

Secção

Comunicação: 3. Abertura e integração organizacional