Reconfiguração do setor editorial da BAD: renovação das publicações e novos projetos editoriais

Autores

  • Pedro Príncipe Serviços de Documentação da Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.3021

Palavras-chave:

Editorial BAD, Publicações BAD, Cadernos BAD

Resumo

Os últimos dois anos de atividade do setor editorial da Associação BAD foram dedicados à preparação e reconfiguração das publicações e à planificação de novos projetos editoriais, tais como, o anuário BAD e a publicação da coleção de documentos técnicos, à revisão do Prémio Raul Proença e ainda à atualização do sistema de publicações que se disponibiliza através dos Cadernos BAD e Atas de eventos da Associação.

A apresentação deste poster visa destacar as realizações levadas a cabo nos diferentes eixos de intervenção do setor editorial da BAD, destacando as principais atividades e para cada uma delas alguns dados sobre as novidades técnicas e a visibilidade dos recursos.

Biografia Autor

Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Pedro Príncipe. Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho e especialista de informação. Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro e com frequência da pós-graduação em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Fernando Pessoa. De 2000 a 2010 colaborou na Universidade de Aveiro, primeiro como Técnico de Biblioteca e Documentação no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), onde também exerceu as funções de Gestor de Conteúdos Web do Instituto e colaborou em projetos e equipas de trabalho nos Serviços de Documentação da Universidade, tendo mais tarde integrado os Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Universidade de Aveiro como Gestor de Conteúdos do Portal UA.

Desde 2010 trabalha nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho (SDUM) como Especialista de Informação e gestor de projetos Open Science, com responsabilidade na execução do projeto OpenAIRE – Infraestrutura de Acesso Aberto para a Investigação na Europa, tendo colaborações em vários outros projetos europeus e nacionais (FOSTER Open Science, MedOAnet, Necobelac, RCAAP), nomeadamente com trabalho focado na formação e capacitação para o acesso aberto, a gestão de dados de investigação e a ciência aberta). Na Infraestrutura OpenAIRE é gestor do serviço de suporte e helpdesk europeu e coordenador da rede de secretariados nacionais de acesso aberto nos países sul da Europa, assumindo ainda a representação em Portugal. Nos SDUM coordena o desenvolvimento do plano de intervenção para serviços de suporte à Gestão de Dados de Investigação.

Tem experiência de formador na área das tecnologias da informação e comunicação, tendo colaborado já em vários cursos presenciais e elearning na Universidade de Aveiro e na Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Integra atualmente o Grupo de Trabalho da Política Nacional de Ciência Aberta nomeado por despacho Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Integrou de 2011 a 2016 o Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), onde coordena atualmente o Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior e é formador na área das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Póster: 1. Dinamização de organizações, projetos e redes