O papel das Bibliotecas na European Open Science Cloud

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.3023

Palavras-chave:

Bibliotecas de Ensino Superior, European Open Science Cloud, Formação

Resumo

Apesar de a sua existência contar já com alguns anos, a European Open Science Cloud continua a ser um conceito obscuro para um grande número de bibliotecários e profissionais de informação a nível nacional. Esta infraestrutura fornece soluções multifacetadas para descobrir, aceder, partilhar e reutilizar vastas extensões de dados e, mais cedo ou mais tarde, os bibliotecários serão chamados a divulgá-la e a apoiar os investigadores na sua utilização.

Pretendemos com este artigo apresentar as principais características da European Open Science Cloud, divulgar os seus últimos desenvolvimentos, e demonstrar como os bibliotecários das instituições de ensino superior poderão ter um papel relevante como fornecedores de conteúdos e serviços, como parte de infraestruturas nacionais e na divulgação e promoção desta infraestrutura.

Biografias Autor

Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Pedro Príncipe. Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho e especialista de informação. Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro e com frequência da pós-graduação em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Fernando Pessoa. De 2000 a 2010 colaborou na Universidade de Aveiro, primeiro como Técnico de Biblioteca e Documentação no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), onde também exerceu as funções de Gestor de Conteúdos Web do Instituto e colaborou em projetos e equipas de trabalho nos Serviços de Documentação da Universidade, tendo mais tarde integrado os Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Universidade de Aveiro como Gestor de Conteúdos do Portal UA.

Desde 2010 trabalha nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho (SDUM) como Especialista de Informação e gestor de projetos Open Science, com responsabilidade na execução do projeto OpenAIRE – Infraestrutura de Acesso Aberto para a Investigação na Europa, tendo colaborações em vários outros projetos europeus e nacionais (FOSTER Open Science, MedOAnet, Necobelac, RCAAP), nomeadamente com trabalho focado na formação e capacitação para o acesso aberto, a gestão de dados de investigação e a ciência aberta). Na Infraestrutura OpenAIRE é gestor do serviço de suporte e helpdesk europeu e coordenador da rede de secretariados nacionais de acesso aberto nos países sul da Europa, assumindo ainda a representação em Portugal. Nos SDUM coordena o desenvolvimento do plano de intervenção para serviços de suporte à Gestão de Dados de Investigação.

Tem experiência de formador na área das tecnologias da informação e comunicação, tendo colaborado já em vários cursos presenciais e elearning na Universidade de Aveiro e na Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Integra atualmente o Grupo de Trabalho da Política Nacional de Ciência Aberta nomeado por despacho Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Integrou de 2011 a 2016 o Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), onde coordena atualmente o Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior e é formador na área das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Antónia Correia, Universidade do Minho

Maria Antónia Correia trabalha no Gabinete de Projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho como especialista de informação nos projetos FOSTER Plus e FIT4RRI.

Possui uma licenciatura em Estudos Anglo-Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa e duas pós-graduações em Ciências Documentais, nas variantes Biblioteca e Documentação (2004) e Arquivo (2006) pela Universidade de Lisboa. Tem mais de 15 anos de experiência como coordenadora de Bibliotecas universitárias e nos últimos anos desenvolveu serviços de apoio aos investigadores nas vertentes da publicação científica, promoção da visibilidade do investigador a nível pessoal e institucional e avaliação de desempenho.

Lecionou neste âmbito diversas sessões de formação, das quais se destacam o módulo sobre Publicação Científica no curso de Literacia de Informação, e desenhou e coordenou o curso de Research Data Management da Escola Doutoral da Universidade Nova de Lisboa.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Apresentações 24x7: 1. Dinamização de organizações, projetos e redes