O Património Musical existente nas Instituições de Memória portuguesas: proposta de uma metodologia para o seu conhecimento

Autores

  • Maria João Albuquerque INET-md / FCSH-UNL

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.3024

Palavras-chave:

Património musical, Instituições da Memória, Fontes musicais, Investigação em música

Resumo

O património histórico musical português à guarda das instituições da memória portuguesas é um testemunho material da criação e práticas musicais nacionais ao longo dos tempos. A sua preservação, conhecimento e estudo é imprescindível para a construção de uma identidade cultural.

Qualquer musicólogo, historiador ou intérprete, interessado no estudo, contextualização e valorização de repertórios passados, necessita de aceder a fontes musicais. Infelizmente, em Portugal, a maior parte deste património é desconhecido ou ignorado pelo próprio organismo detentor, não se encontra disponibilizado e, em muitos casos, nem sequer está tratado, pelo que é desconhecida a sua existência, até do público especializado, como intérpretes e musicólogos.

Identificar, localizar e descrever este património histórico musical, permitindo o seu conhecimento, é um passo essencial para o desenvolvimento da investigação musicológica e a criação de novos repertórios para os intérpretes atuais.

Esta apresentação tem por objetivo o estabelecimento de uma metodologia para o mapeamento do património musical português existente em instituições de memória nacionais, como bibliotecas, arquivos, museus, igrejas, arquivos de salas de música, entre outras, onde um levantamento completo, visando o seu conhecimento e salvaguarda, nunca foi realizado.

Biografia Autor

Maria João Albuquerque, INET-md / FCSH-UNL

Técnica superior na Divisão de Documentação e Arquivo da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna. Investigadora integrada no grupo de estudos INET-md da Facultade de Ciencias Sociales e Humanas da Universidad Nova de Lisboa

Downloads

Publicado

2023-05-03

Edição

Secção

Apresentações 24x7: 1. Dinamização de organizações, projetos e redes