Societal in scale and translocal in conception: Can the information and documentation professions rise to the challenge?

Autores

  • Anne J. Gilliland University of California

Resumo

Muitos dos desafios mais abrangentes e complexos que a sociedade enfrenta atualmente – incluindo as alterações climáticas, as pandemias globais, as migrações em massa, a deterioração das democracias e os conflitos interétnicos que visam, cada vez mais diretamente, as instituições, sistemas e sítios web relativos à informação e ao património – têm problemas de informação e contestação no seu núcleo. No entanto, as profissões de informação e documentação têm sido lentas no sentido de assumir os papéis e responsabilidades necessários para levar a cabo ações sistemáticas, éticas e de investigação, que são tão societais em escala quanto translocais na sua conceção. Esta apresentação irá utilizar uma série de exemplos para desafiar o público a ter em linha de conta três questões-chave: Já é tarde demais para o fazer? Se ainda não é tarde, quais as ações que essas profissões devem tomar e como devem os profissionais ser preparados nesse sentido?

Biografia Autor

Anne J. Gilliland, University of California

Anne Gilliland é Professora e Diretora do Centro de Informação como Evidência, da Universidade da California, Los Angeles (UCLA) School of Education & Information Studies, faz parte do corpo docente dos Centros de Humanidades Digitais da UCLA, Estudos Europeus e Russos, e para o Estudo da Migração Internacional, bem como do Instituto Promessa de Direitos Humanos da UCLA Law School. É bolseira da Sociedade de Arquivistas Americanos e tem recebido inúmeros prémios relativos a estudos na área dos arquivos e da informação pela sua liderança na educação arquivística e conhecimentos em contexto translocal, internacional e tecnológico.

Downloads

Publicado

2023-05-03