Apesar de um contexto destrutivo, um ar fresco para as bibliotecas europeias

Autores

  • Giuseppe Vitiello Director, EBLIDA – European Bureau of Library, Information and Documentation Associations

Resumo

Um novo vento sopra nas bibliotecas e vai na direção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Dois instrumentos jurídicos atribuem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável um papel central no desenvolvimento de bibliotecas. Os dois instrumentos são a “Recomendação do Conselho da Europa/EBLIDA sobre Legislação e Política Bibliotecária na Europa” e o “Plano de Trabalho da UE para a Cultura 2023-2026”, aprovado pelo Conselho Europeu em Novembro do ano passado. O Plano de Trabalho inclui uma ação prioritária sobre as bibliotecas: “Construir Pontes: reforçar os múltiplos papéis das bibliotecas como portas de entrada e divulgadores de obras, competências e valores culturais europeus”.

O papel da EBLIDA é informar, inspirar, conectar. A EBLIDA informa regularmente os seus membros sobre a Agenda 2030 através de relatórios regulares sobre Desenvolvimento Sustentável e bibliotecas europeias. A Matriz EBLIDA é uma ferramenta onde projetos pioneiros selecionados, por associações de bibliotecas, inspiram as bibliotecas europeias. Através de uma ferramenta de correspondência da PartNErship Matching, E-PANEMA, a EBLIDA conecta as bibliotecas facilitando parcerias e promovendo as melhores práticas. É a razão pela qual tanto o Conselho da Europa como a Comissão Europeia participam na Conferência Anual EBLIDA, no Luxemburgo (18-19 de Abril de 2023), com o objetivo de divulgar as suas políticas e ouvir os profissionais de bibliotecas.

Biografia Autor

Giuseppe Vitiello, Director, EBLIDA – European Bureau of Library, Information and Documentation Associations

Giuseppe Vitiello é Diretor da EBLIDA desde 2019. De 1989 a 2018 atuou como Chefe de Unidade, Conselheiro de Programa e Especialista em várias organizações internacionais: Comissão Europeia, Conselho da Europa, Centro Internacional ISSN, EU-ISS e Colégio de Defesa da NATO. No início de sua carreira, foi Diretor de R&D da Biblioteca Nacional de Florença e lecionou nas Universidades de Orléans e Toulouse. Ocupou cargos de professor visitante na Hochschule der Medien em Stuttgart e na Universidade de Veneza.
Possui um mestrado em Ciência Política – Relações Internacionais, é pós-graduado em História (Paris, E.H.ES.S.) e em Biblioteconomia (Escola de Administração, Roma). Autor de seis livros e mais de cem artigos em Biblioteconomia e Ciência da Informação e História da Cultura

Downloads

Publicado

2023-05-03