The social responsibility of Information literacy – librarians as leaders in the information society

Autores

  • Lindsay Matts-Benson Teaching and Learning Program Lead University Libraries. University of Minnesota

Resumo

Literacia da Informação é um direito humano fundamental. Não se pode existir na sociedade de hoje sem interagir com os vários cenários que a informação nos apresenta. A desinformação está em todo o lado. Os algoritmos tornam-se mais maliciosos todos os dias. Os indivíduos distribuem e difundem informações, muitas vezes sem entender o impacto de suas decisões. Todos os membros da sociedade são responsáveis pela compreensão dos sistemas de informação que utilizam. Como é que podemos encorajar as nossas comunidades a não só estarem conscientes, mas também a preocuparem-se com esta realidade? Como podemos capacitar as nossas comunidades a serem bem-sucedidas num cenário de informação em mudança? Como aumentar a tomada de consciência nas nossas comunidades abordando, ao mesmo tempo, as desigualdades sociais? Os bibliotecários podem inspirar um novo tipo de liderança nesta área se formos capazes de dar a olhar criticamente os nossos valores e práticas profissionais. Para que a responsabilidade social seja a base da literacia da informação, é preciso saber incorporar a pedagogia do cuidado e da empatia no nosso trabalho. Ao liderar com práticas inclusivas, podemos incentivar a participação aberta e informada dos cidadãos no panorama da informação.

Biografia Autor

Lindsay Matts-Benson, Teaching and Learning Program Lead University Libraries. University of Minnesota

Lindsay Matts-Benson lidera o Programa de Ensino e Aprendizagem das Bibliotecas da Universidade de Minnesota, onde, com a sua equipa, contribui para a melhoria das práticas de ensino através do desenvolvimento de curricula relacionados com os conceitos básicos de Literacia da Informação. O seu trabalho consiste, essencialmente, em ajudar os alunos a esclarecer os seus equívocos relacionados com o uso, pesquisa e avaliação da informação de modo a poderem tornar-se investigadores mais eficazes.

Para além disso, Lindsay colabora como designer na construção curricular e é apresentadora no workshop da ACRL “Engaging with the ACRL Framework.”

Lindsay é bacharel em Estudos de Comunicação e Sociologia pela Concordia College (Moorhead, MN, EUA), possui um mestrado em Biblioteca e Ciência da Informação pela Universidade Dominicana (River Forest, IL, EUA) e um Mestrado em Tecnologia de Aprendizagem pela Universidade de St. Thomas (Minneapolis, MN, EUA).

Downloads

Publicado

2023-05-03