Redes regionales de bibliotecas públicas: el modelo de Castilla-La Mancha

Autores

  • Óscar Arroyo Ortega Chefe do Serviço do Livro, Arquivos e Bibliotecas. Governo de Castilla-La Mancha, Espanha

Resumo

A comunicação apresenta o modelo da Rede de Bibliotecas Públicas de Castilla-La Mancha (Espanha), uma região do interior com um modesto nível económico e grandes áreas despovoadas, mas que, há anos, é uma das regiões espanholas de maior destaque no investimento, em número de bibliotecas por habitante e em qualidade de serviços. Apresenta-se o modelo organizativo, o planeamento dos serviços, o financiamento conjunto entre as administrações regional e local e o apoio técnico oferecido por uma rede de bibliotecas que ultrapassa os 450 centros estruturados ao abrigo de um regulamento de funcionamento comum e um conjunto de serviços bibliotecários centralizados em rede. A partir do quadro teórico do desenho da Rede e do seu funcionamento prático, propõem-se diferentes marcos e elementos essenciais, válidos noutros territórios, que permitem a implementação do modelo noutras regiões.

Biografia Autor

Óscar Arroyo Ortega, Chefe do Serviço do Livro, Arquivos e Bibliotecas. Governo de Castilla-La Mancha, Espanha

Bibliotecário há 25 anos, desde 2011 é Chefe do Serviço do Livro, Arquivos e Bibliotecas da região de Castilla-La Mancha (Espanha), sendo responsável técnico da Rede de Bibliotecas Públicas da região, que integra mais de 450 bibliotecas públicas e bibliotecas móveis. Faz parte de diferentes foros técnicos a nível estatal espanhol como o Conselho de Cooperação Bibliotecária (CCB) onde atualmente faz parte do Grupo de Trabalho do Plano de Atenção Especial ao Mundo Rural.

É autor de vários artigos e estudos relacionados com a regulamentação legal e ordenamento do território das bibliotecas públicas. Entre os mais recentes, destaca-se o estudo Universalizar los servicios bibliotecarios públicos en España, publicado em 2021 pela FESABID, e apresentado no Senado espanhol.

Downloads

Publicado

2023-05-03