Análise da utilização e da produção científica pela comunidade académica portuguesa
Palavras-chave:
Biblioteca do Conhecimento Online, Recursos eletrónicos, Bibliometria, Produção científica, PortugalResumo
Nos últimos anos têm sido desenvolvidas iniciativas que visam promover a generalização do acesso à Sociedade da Informação e do Conhecimento. É nesta dinâmica que em 2004 surge em Portugal a Biblioteca do Conhecimento Online (b-on). Com ela ficou facilitado o acesso aos conteúdos em texto integral de um alargado conjunto de publicações científicas internacionais.Este estudo enquadra-se num trabalho de investigação de doutoramento e visa apresentar e analisar alguns dos principais indicadores estatísticos/bibliométricos da Produção Científica Portuguesa procurando associá-los com a b-on.
Analisou-se para os anos de 2007 a 2011 o uso dos recursos b-on por parte das universidades públicas membros do consórcio, tendo sido selecionadas como amostra as cinco com mais downloads por FTE (full time equivalent).
Para além dos dados de uso do consórcio, utilizou-se a Web of Science (WoS) a partir da qual se identificaram os artigos indexados com afiliação institucional nas universidades portuguesas. A partir daí, e através de uma metodologia quantitativa, apuraram-se os Autores com maior número de artigos indexados.
Posteriormente analisaram-se dados como: produção por área científica, colaboração internacional, revistas científicas com maior número de artigos publicados, entre outros.
Downloads
Publicado
2012-10-18
Edição
Secção
Comunicação: 1. Gestão de sistemas e redes informação