Um Bem Cultural de Interesse Público: exemplo da Camiliana de Sintra

Autores

  • Ana Pereira Bibliotecas Municipais de Sintra

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.3233

Palavras-chave:

Camiliana de Sintra, Bem Cultural de Interesse Público, Biblioteca Municipal de Sintra, Camilo Castelo Branco, Rodrigo Simões Costa

Resumo

A Camiliana de Sintra ou Biblioteca Camiliana de Sintra constituída por um fundo arquivístico, bibliográfico e iconográfico, representa, em várias vertentes, a obra de Camilo Castelo Branco. Formada a partir da coleção particular de Rodrigo Simões Costa, sintrense que colecionou exaustivamente obras de e sobre Camilo Castelo Branco e que em 1939 doou a sua coleção ao Município de Sintra.

O seu carácter único e os seus valores de memória, autenticidade, criatividade e raridade que importava não só reconhecer e valorizar, mas igualmente preservar, salvaguardar e divulgar, levou à classificação deste espólio à guarda da Biblioteca Municipal de Sintra, como Bem Cultural de Interesse Público, uma atribuição e classificação única em Portugal a nível de um acervo documental de um Município e de uma biblioteca pública, ao abrigo da Lei n.º 107/2001 e do Decreto-Lei n.º 148/2015.

E é, a experiência do universo da Camiliano de Sintra, a nível do seu processo de classificação do espólio – questões práticas, caracterização do projeto, atividades e resultados – que queremos partilhar, por forma a dar a conhecer um mecanismo que alicerçado num suporte legal, garante não só a salvaguarda e proteção de acervos documentais, mas igualmente da memória, identidade local, nacional e até internacional.

Biografia Autor

Ana Pereira, Bibliotecas Municipais de Sintra

Licenciada em História, com ramo de formação educacional, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Pós-graduada em Ciências Documentais (ramo de Biblioteca e Documentação), pela Universidade Autónoma de Lisboa e em Ciências da Documentação e Informação (especialização em Arquivística), pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Curso de Mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Educação e Leitura, pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa.
Mestre em Ciências da Documentação e Informação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Doutoranda no Curso de Doutoramento Bolonha em Ciência da Informação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e também investigadora do Centro de Estudos Clássicos da mesma instituição.
Formadora na área de Biblioteconomia e Promoção do Livro e da Leitura. É Auditora certificada no âmbito da ISO 9001:2015; ISO 14001:2015 e NP 4552:2016 e possuí Curso de Gestão Pública na Administração Local.
Ligada às Bibliotecas Municipais de Sintra desde 1995, como bibliotecária responsável a partir de 1997 e Chefe de Divisão entre 2004 e 2010. Foi Chefe da Divisão de Arquivos Municipais de Sintra, de 2010 a 2014. É atualmente Bibliotecária Coordenadora da Rede de Bibliotecas Municipais de Sintra.
Coordenação Técnica da candidatura e processo da classificação da Camiliana de Sintra como Bem Cultural de Interesse Público. É Vogal da Comissão Diretiva da Cátedra Camilo Castelo Branco da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e integra ainda o Grupo de Trabalho da Rede de Bibliotecas Públicas da AML.
Ao longo do seu percurso profissional, tem integrado diversos grupos de trabalho, comissões científicas e projetos no âmbito da Leitura Pública, bem como a orientação de estágios e assistido ou participado como organizadora, oradora e moderadora em diversos eventos na área.
Foi Prémio Raul Proença da BAD na edição de 2024.

Downloads

Publicado

2026-06-16

Edição

Secção

Serviços de Informação como Espaços de Democracia e Cidadania