Valorização do património local e participação comunitária: o projeto “Trafaria com Histórias”

Autores

  • Otilia Rosado Câmara Municipal de Almada
  • Rute Moura Câmara Municipal de Almada

DOI:

https://doi.org/10.48798/congressobad.3249

Palavras-chave:

Arquivos, Memória coletiva, Património local, Identidade comunitária, Trafaria

Resumo

O projeto “Trafaria com Histórias”, promovido pelo Arquivo Municipal de Almada, teve como propósito valorizar o património histórico e cultural da Trafaria, a partir da investigação e divulgação de documentos de arquivo. Esta iniciativa permitiu reconstituir a evolução da localidade, destacar acontecimentos marcantes e evidenciar as mudanças sociais e urbanas que contribuíram para a construção da sua identidade.

Os resultados foram apresentados numa programação com suportes complementares: o n.º 38 do boletim Fontes Documentais – Almada na História, uma exposição de rua, acessível a toda a comunidade, uma oficina sobre preservação de documentos fotográficos e itinerários temáticos que aproximaram a comunidade da história local.

A comunicação propõe demonstrar como os arquivos municipais podem assumir um papel ativo na dinamização cultural, promovendo a participação da comunidade, o reforço do sentimento de pertença e o reconhecimento do valor do património documental.

Downloads

Publicado

2026-06-16

Edição

Secção

Serviços de Informação como Espaços de Democracia e Cidadania