OpenAIREplus: construindo um espaço aberto de informação científica na Europa

Autores

  • Pedro Príncipe Serviços de Documentação da Universidade do Minho
  • Eloy Rodrigues Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Palavras-chave:

Open Access, Dados Científicos, Literatura Científica, OpenAIREplus, OpenAIRE

Resumo

Este poster apresentará os principais objetivos, serviços e participantes do OpenAIREplus (2ª Geração da Infraestrutura de Acesso Aberto para a Investigação na Europa), um projeto que pretende facilitar o acesso aberto à produção científica do Espaço Europeu de Investigação, interligando publicações com os dados científicos associados e com os respetivos programas de financiamento. Este projeto de grande escala reúne 41 parceiros europeus, onde estão incluídas três comunidades interdisciplinares de investigação, é financiado pelo 7º Programa Quadro da Comissão Europeia, iniciou-se em Dezembro de 2012 e terá a duração de 30 meses.

Biografias Autor

Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Colaborador dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, no gabinete de Projetos Open Access, com responsabilidade sobre os projetos OpenAIRE e OpenAIREplus, depois de 10 anos na Universidade de Aveiro, primeiro como Técnico de Biblioteca e Documentação no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), onde também exerceu as funções de Gestor de Conteúdos Web do Instituto e colaborou em projetos e equipas de trabalho nos Serviços de Documentação da Universidade, tendo mais tarde integrado os Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Universidade de Aveiro como Gestor de Conteúdos do Portal UA. Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro e com frequência da pós-graduação em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Fernando Pessoa. Integra atualmente o Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), e é formador na área das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Eloy Rodrigues, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Director dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, liderou, em 2003, a criação do RepositoriUM - o repositório institucional da Universidade de Minho. Desde Julho de 2008 lidera a equipa da Universidade do Minho que desenvolve o projecto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (www.rcaap.pt).

Foi membro do grupo de trabalho sobre Open Access da EUA (European Universities Association) em representação do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, preside ao Grupo de Trabalho sobre Interoperabilidade da Confederation of Open Access Repositories (COAR) e coordena a participação da Universidade do Minho em vários projetos (NECOBELAC, OpenAIRE e OpenAIREplus, MEDOANET) financiados pelo 7º Programa Quadro da UE relacionados com os repositórios e o Open Access.

Colaborador dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, no gabinete de Projetos Open Access, depois de 10 anos na Universidade de Aveiro, primeiro como Técnico de Biblioteca e Documentação no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), onde também exerceu as funções de Gestor de Conteúdos Web do Instituto e colaborou em projetos e equipas de trabalho nos Serviços de Documentação da Universidade, tendo mais tarde integrado os Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Universidade de Aveiro como Gestor de Conteúdos do Portal UA. Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro e com frequência da pós-graduação em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Fernando Pessoa. Integra atualmente o Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), e é formador na área das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Downloads

Publicado

2012-10-18