Ficheiro Nacional de Autoridades Arquivísticas - Interoperabilidade e manutenção colaborativa
Palavras-chave:
Registo de autoridade, arquivos, normalização, contexto de produção, interoperabilidade, trabalho colaborativoResumo
O Ficheiro Nacional de Autoridades Arquivísticas (FNAA), promovido pela Direção-Geral de Arquivos (DGARQ), tem como principais objetivos recolher e disponibilizar de forma normalizada descritivos de pessoas (coletivas, singulares ou famílias) no contexto da sua relação com a documentação de um arquivo, i.e. produtor, colecionador, autor, detentor, etc.
O FNAA contempla o registo de aspetos variados como a história destas entidades, as funções que exerceram e/ou exercem (de cujo exercício decorre toda a sua produção documental), ou ainda o registo de interações entre estas.
Para além de disponibilizar interfaces para o utilizador (humano), o FNAA disponibiliza interfaces programáticas, i.e. que possibilitam a interação a partir de outras aplicações de software. Estas interfaces permitem que outras aplicações executem qualquer uma das operações oferecidas aos utilizadores, como a pesquisar, criar ou atualizar de registos de autoridade, entre outras.
Este artigo irá abordar os aspetos técnicos subjacentes ao sistema FNAA, dando um especial ênfase à integração de sistemas que o FNAA favorece. O FNAA terá tanto mais sucesso, quantos mais criadores de software integrarem as suas aplicações com o FNAA. O artigo irá explicar em detalhe as interfaces programáticas (APIs – Application Programming Interfaces) disponibilizadas pelo FNAA, dando exemplos de utilização e servindo de guia de implementação para todos os fabricantes e investigadores que desejarem desenvolver ferramentas de valor acrescentado em torno do Ficheiro Nacional de Autoridades Arquivísticas.