Ficheiro Nacional de Autoridades Arquivísticas - Interoperabilidade e manutenção colaborativa

Autores

  • Miguel Ferreira KEEP SOLUTIONS LDA
  • Sébastien Leroux KEEP SOLUTIONS
  • Rui Castro KEEP SOLUTIONS LDA
  • Luís Faria KEEP SOLUTIONS LDA

Palavras-chave:

Registo de autoridade, arquivos, normalização, contexto de produção, interoperabilidade, trabalho colaborativo

Resumo

O Ficheiro Nacional de Autoridades Arquivísticas  (FNAA), promovido pela Direção-Geral de Arquivos (DGARQ), tem como principais objetivos recolher e disponibilizar de forma normalizada descritivos de pessoas (coletivas, singulares ou famílias) no contexto da sua relação com a documentação de um arquivo, i.e. produtor, colecionador, autor, detentor, etc.

O FNAA contempla o registo de aspetos variados como a história destas entidades, as funções que exerceram e/ou exercem (de cujo exercício decorre toda a sua produção documental), ou ainda o registo de interações entre estas.

Para além de disponibilizar interfaces para o utilizador (humano), o FNAA disponibiliza interfaces programáticas, i.e. que possibilitam a interação a partir de outras aplicações de software. Estas interfaces permitem que outras aplicações executem qualquer uma das operações oferecidas aos utilizadores, como a pesquisar, criar ou atualizar de registos de autoridade, entre outras.

Este artigo irá abordar os aspetos técnicos subjacentes ao sistema FNAA, dando um especial ênfase à integração de sistemas que o FNAA favorece. O FNAA terá tanto mais sucesso, quantos mais criadores de software integrarem as suas aplicações com o FNAA. O artigo irá explicar em detalhe as interfaces programáticas (APIs – Application Programming Interfaces) disponibilizadas pelo FNAA, dando exemplos de utilização e servindo de guia de implementação para todos os fabricantes e investigadores que desejarem desenvolver ferramentas de valor acrescentado em torno do Ficheiro Nacional de Autoridades Arquivísticas.

Biografias Autor

Miguel Ferreira, KEEP SOLUTIONS LDA

Miguel Ferreira, Doutorado pela Universidade do Minho Tecnologias e Sistemas de Informação, com especialização na área da Preservação Digital. Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, trabalhou em 2002 como investigador na Philips Research em Eindhoven. Em
2003 integrou a equipa de desenvolvimento do projeto DigitArq levado a cabo no Arquivo Distrital do Porto do qual resultou a atribuição do prémio Fernandes Costa promovido pela Agência para a Sociedade do Conhecimento. Em
2004 regressou à Universidade do Minho onde trabalhou como investigador na área de Repositórios Institucionais. Em 2008 venceu o 1º Concurso Internacional de Preservação Digital promovido pelo Digital Preservation Europe (DPE).  Em 2008 fundou a KEEP SOLUTIONS, onde atualmente desempenha os cargos de Diretor Técnico e Diretor da Qualidade.

Sébastien Leroux, KEEP SOLUTIONS

Sébastien Leroux, licenciado em Ciências da Engenharia de Comunicações pela Universidade do Minho, iniciou o seu curriculum profissional
neste estabelecimento de ensino, como investigador no projecto Tell Me, relacionado com redes móveis.
Desde 2010 é colaborador da KEEP SOLUTIONS, onde integrou a equipa do projecto do Ficheiro Nacional de Autoridades Arquivísticas e está actualmente a desempenhar a função de desenvolvimento de software.

Rui Castro, KEEP SOLUTIONS LDA

Rui Castro, licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, iniciou o seu curriculum profissional na Siemens, S.A. desenvolvendo software para redes móveis de 3ª Geração.
Em 2004 iniciou-se como colaborador do Centro de Computação Gráfica em Guimarães onde assumiu o papel de investigador, em diversos projectos de nacionais e internacionais, e participou no desenvolvimento de soluções em variadas áreas como Computação Gráfica, Web Semântica, Gestão de Conteúdos, etc. Em 2006 integrou a equipa do projecto RODA (Repositório de Objectos Digitais e Autênticos) onde assumiu responsabilidades de investigação, desenho da arquitectura, desenvolvimento de Web services e conversores de formatos. Desde 2010 é colaborador da KEEP SOLUTIONS onde desempenha funções de investigação, desenvolvimento de software, gestão de projectos e gestão de infraestruturas.

Luís Faria, KEEP SOLUTIONS LDA

Luís Faria is a Systems and Informatics Engineer by the University of Minho. He was part of the original development team of RODA (Repository of Authentic Digital
Objects) and has engaged in
R&D tasks dedicated to systems design, SOA architectures, format migration services and database preservation. Currently, he is a project manager and Innovation Director at KEEPS, WP lead in the
FP7 project SCAPE and focuses his research on preservation monitoring.
Prior to joining KEEP
SOLUTIONS, he has worked as a researcher at the Portuguese National Archives and at CERN – European Organization for Nuclear Research.

Downloads

Publicado

2012-10-18

Edição

Secção

Comunicação: 2. Tecnologia ao serviço dos utilizadores