Avaliação e seleção de software open-source para Gestão Integrada de Bibliotecas

Autores

  • Miguel Ferreira KEEP SOLUTIONS LDA
  • Luís Miguel Ferros KEEP SOLUTIONS
  • Vitor Fernandes KEEP SOLUTIONS

Palavras-chave:

Software de gestão integrada de bibliotecas, software livre, software aberto, avaliação e seleção de software, sistemas de informação, administração pública, governo

Resumo

Este artigo introduz a metodologia QSOS (Methodology for Qualification and Selection of Open-Source Software) para qualificação e seleção de software open-source e apresenta a sua aplicação no contexto do software de gestão integrada de bibliotecas.
Os sistemas Koha, Evergreen e PMB foram avaliados de acordo com os requisitos definidos por 63 bibliotecários portugueses. Este trabalho tem como objetivo auxiliar os responsáveis por uma biblioteca a determinar, com base em factos e critérios bem estabelecidos, qual o software open-source para gestão de bibliotecas mais adequado à sua instituição.

Biografias Autor

Miguel Ferreira, KEEP SOLUTIONS LDA

Miguel Ferreira, Doutorado pela Universidade do Minho Tecnologias e Sistemas de Informação, com especialização na área da Preservação Digital. Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, trabalhou em 2002 como investigador na Philips Research em Eindhoven. Em
2003 integrou a equipa de desenvolvimento do projeto DigitArq levado a cabo no Arquivo Distrital do Porto do qual resultou a atribuição do prémio Fernandes Costa promovido pela Agência para a Sociedade do Conhecimento. Em
2004 regressou à Universidade do Minho onde trabalhou como investigador na área de Repositórios Institucionais. Em 2008 venceu o 1º Concurso Internacional de Preservação Digital promovido pelo Digital Preservation Europe (DPE).  Em 2008 fundou a KEEP SOLUTIONS, onde atualmente desempenha os cargos de Diretor Técnico e Diretor da Qualidade.

Luís Miguel Ferros, KEEP SOLUTIONS

Luís Miguel Ferros, Licenciado em Matemática e Ciências da Computação pela Universidade do Minho e Mestre em Sistemas de Dados e Processamento Analítico pela Universidade do Minho. Realizou trabalhos de consultoria e investigação na Universidade do Minho em projetos na área da gestão de informação, nomeadamente nos projetos DigitArq e CRAV em parceria com o Arquivo Distrital do Porto e a Direção-Geral de Arquivos.
É sócio fundador da KEEP SOLUTIONS, empresa que atua no desenvolvimento de soluções avançadas para a área da gestão de informação e preservação digital fornecendo produtos e serviços de suporte à criação e manutenção de arquivos, museus e bibliotecas digitais.

Vitor Fernandes, KEEP SOLUTIONS

Vitor Fernandes, Licenciado em Ciências da Computação pela Universidade do Minho em 2008 e Mestre em Informática pela mesma Universidade em 2010. Desde 2010 assume funções de Analista Programador na KEEP SOLUTIONS, tendo vindo a especializar-se no desenvolvimento e implementação de sistemas de gestão de bibliotecas.

 

Downloads

Publicado

2012-10-18

Edição

Secção

Comunicação: 2. Tecnologia ao serviço dos utilizadores