Bibliotecas públicas, exclusão social e o fim da esfera pública

Autores

  • José António Calixto Biblioteca Pública de Évora CIDEHUS-UÉ (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora) FCSH-UNL (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)
  • Manuela Barreto Nunes Universidade Portucalense; CIDHEUS-UÉ/FCT
  • Maria Cristina Vieira Freitas Universidade Portucalense; CIDHEUS-UÉ/FCT
  • Andreia Dionísio Departamento de Gestão da Universidade de Évora, CEFAGE-UÉ

Palavras-chave:

Biblioteca pública, papéis sociais, inclusão social, exclusão social, capital social, esfera pública

Resumo

Esta comunicação apresenta e discute os fundamentos teóricos essenciais das bibliotecas públicas no que diz respeito à definição e real prossecução dos seus papéis sociais, explorando a utilização do conceito de capital social. Analisa igualmente de um modo crítico a sua real - ou desejada - intervenção enquanto instrumento de inclusão social e na luta ativa contra a exclusão social, bem como a conceção de biblioteca pública enquanto elemento constitutivo da esfera pública, detetando uma tendência ou um perigo do enfraquecimento progressivo desta. Esta discussão é feita com base numa revisão da literatura com origem nos países do eixo ibero-americano (incluindo Portugal, Espanha, França e a América Latina em geral), anglo-saxónico e escandinavo, depois de uma secção que faz a apresentação de uma série de dados com o propósito de traçar uma caracterização de Portugal em termos socioeconómicos, concluindo pela existência e mesmo o agravamento de diversos fatores de exclusão e desigualdade social, logo de grandes assimetrias no acesso, não só aos bens materiais como à cultura e à educação. Conclui-se que a biblioteca pública pode desempenhar e tem efetivamente desempenhado, nos últimos anos, em diversas partes do mundo, importantes papéis sociais, contribuindo para aumentar o capital social das comunidades, para a inclusão e na luta contra a exclusão social. As bibliotecas são um elemento importante da esfera pública, mas todas estas funções ou atributos são muitas vezes resultado de iniciativas locais e/ou de profissionais individualmente, faltando geralmente políticas, orientações nacionais, e muitas vezes recursos para o cumprimento destes papéis. A tudo isto acresce a crescente perda de importância da esfera pública, com um grande desinvestimento nas funções sociais do Estado. É neste contexto que os profissionais podem ser decisivos na defesa e reafirmação dos valores e do impacto social das bibliotecas públicas.

Biografias Autor

José António Calixto, Biblioteca Pública de Évora CIDEHUS-UÉ (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora) FCSH-UNL (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)

Bibliotecário, professor e investigador. É licenciado em História e pós-graduado em Ciências Documentais pela Universidade de Lisboa, e doutorado (PhD, Librarianship) pela Universidade de Sheffield com uma tese sobre “Os papéis educacionais das bibliotecas públicas em Portugal”.
Presentemente é director da Biblioteca Pública de Évora e Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, depois de ter sido professor do Ensino Secundário em várias escolas do país e bibliotecário responsável pela Biblioteca Pública Municipal de Setúbal. Colaborou como docente na área dos Estudos de Informação na Universidade de Évora, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e no ISCTE. É investigador do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, e orienta actualmente algumas teses de Mestrado e de doutoramento nesta área.
Os seus principais interesses de estudo e investigação centram-se nos métodos de investigação em ciências da informação e documentação, na importância social das bibliotecas e a sua relevância para a educação, gestão de colecções, pesquisa e recuperação de informação, literacia da informação e sociedade da informação. É convidado frequente em seminários e conferências em Portugal e no estrangeiro, tendo colaboração dispersa em várias revistas especializadas e actas de congressos e encontros científicos. Publicou A Biblioteca Escolar e a Sociedade da Informação (Caminho, 1996), e, como editor, Frei Manuel do Cenáculo : Construtor de Bibliotecas, co-ed. (Caleidoscópio, 2006); Bibliotecas para a vida : Literacia, conhecimento, cidadania (Colibri, CIDEHUS-EU, 2007), Ter ou não ter bibliotecário escolar : Valor e impacto dos recursos humanos nas bibliotecas escolares (Fundação Calouste Gulbenkian, 2007); Para além da Branca de Neve : Bibliotecas educação e literacia da informação (Colibri,CIDEHUS-UE,  2010) e Bibliotecas para a vida II : Bibliotecas e leitura (Colibri, CIDEHUS-UE,  2010.

Manuela Barreto Nunes, Universidade Portucalense; CIDHEUS-UÉ/FCT

Doutora em Documentação pela Universidade de Granada. Professora auxiliar da Universidade Portucalense - Departamento de Ciências da Educação e do Património. Directora da Biblioteca Geral da Universidade Portucalense, membro eleito do seu Conselho Científico e coordenadora dos cursos de Mestrado em Educação e Bibliotecas e Ciência da Informação, e da Pós-Graduação em Biblioteconomia & Arquivística. Investigadora a tempo integral no CIDEHUS - UÉ. Vice-presidente da Delegação Regional do Norte da BAD e membro do grupo de trabalho de Bibliotecas Públicas.

Maria Cristina Vieira Freitas, Universidade Portucalense; CIDHEUS-UÉ/FCT

Maria Cristina Vieira de Freitas é doutora em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Salamanca (Espanha, 2010); mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil, 2003); Especialista em Conservação de Obras sobre Papel pela Universidade Federal do Paraná (Brasil, 1999); Licenciada em Documentação e Arquivística pela Universidade de Aveiro (Portugal, 2008) e em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cataguases (Brasil, 1992). Atuou como funcionária (1989-1994) e como docente de carreira (1994-2009) no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Brasil); como consultora técnica na Fundação Cultural Calmon Barreto de Araxá (Brasil, 1996-2001), onde desempenhou atividades relacionadas com as historiografias local e regional; a conservação e a preservação de acervos bibliográficos, museológicos e arquivísticos; e a organização e o tratamento da informação bibliográfica e arquivística. Atuou como consultora em projeto de implantação do curso de tecnólogo em Arquivos, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Brasil, 2004) e como Técnica Superior de Bibliotecas e de Serviços de Documentação na Biblioteca Geral da Universidade Portucalense (Portugal, Dez. 2008 - Maio 2009). Atua (2010 - ) como Professora Auxiliar Convidada na Universidade de Coimbra, na Universidade Fernando Pessoa e na Universidade Portucalense, onde leciona disciplinas do currículo da licenciatura e do mestrado em Ciência da Informação. É membro integrante do núcleo de investigação CIDEHUS (Universidade de Évora, 2011 - ); do Conselho de Redação do Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra e do projeto ID@UC (Universidade de Coimbra, 2011 - ). Atuou como formadora em ação de formação em conservação e preservação de acervos arquivísticos, no Arquivo Histórico da Santa Casa de Misericórdia do Porto (2011). Frequentou 4 estágios curriculares e/ou extracurriculares em instituições prestigiadas, no Brasil e em Portugal, nos seguintes âmbitos: Biblioteconomia e Documentação; Arquivística; Conservação, Restauro e Microfilmagem para Preservação (1998 - 2007). Desenvolveu e coordenou 5 projetos no âmbito da educação, da história local, da arquivística e da preservação de acervos públicos (1997 - 2001). Frequentou 20 cursos de formação e 27 eventos científicos (1989 - ), apresentando comunicações (escritas e orais, ou em painéis) em 9 oportunidades. Desenvolveu 7 produções académicas relevantes (1999 - 2009). De entre as suas publicações, 12 foram difundidas por veículos de divulgação científica e 10 por veículos de opinião (1996 - ). Publicou 3 capítulos em livros (2012 - ). Participou em júri examinador, em 4 concursos públicos, no Brasil (1996 - 2004) e em 26 provas de mestrado, em Portugal (2010 - ), na qualidade de arguente ou presidente. Orientou, com sucesso, até a data, 4 dissertações de mestrado (2010 - ) e 7 estágios curriculares ou extracurriculares (2010 - ).

Andreia Dionísio, Departamento de Gestão da Universidade de Évora, CEFAGE-UÉ

Professora Auxiliar no Departamento de Gestão da Universidade de Évora desde 1997. Vice-diretora do CEFAGE-UE desde 2010 e membro das Comissões de Curso do Doutoramento em Gestão e do Doutoramento em Ciências da Informação e Documentação. Doutorada em Gestão, especialidade em Métodos Quantitativos, pelo ISCTE em 2006. Publicações em diversas revistas internacionais, nomeadamente: Nonlinear Dynamics, Quarterly Review of Economics and Finance, Journal of Applied Statistics, Physica A, Journal of Economic Psychology, European Review of Agricultural Economics, Journal of Economic Interaction and Coordination, Applied Econometrics and Internationl Development. Áreas de interesse: Econometria, estatística, econofísica, metodologias de investigação, gestão

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Publicado

2012-10-18

Edição

Secção

Comunicação: 5. Valor social das bibliotecas e arquivos