O impacto da Web 2.0 nas Bibliotecas Escolares das escolas secundárias do concelho de Lisboa

Autores

  • Thiago Mota Cunha Biblioteca Mário Sottomayor Cardia - FCSH-UNL
  • Marina Barros Figueiredo Arquivo Histórico Parlamentar

Palavras-chave:

Bibliotecas Escolares, Tecnologias de Informação e Comunicação, Web 2.0, Escolas secundárias, Lisboa.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar o impacto das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas bibliotecas das escolas secundárias do concelho de Lisboa. Inicialmente é desenvolvida uma revisão da literatura de artigos científicos, nacionais e internacionais, que analisam a influência da Sociedade da Informação nas escolas e em todos os seus intervenientes. No conjunto dos artigos selecionados é amplamente referido um declínio da educação, que não consegue ser apelativa para crianças e jovens que têm necessidades e exigências para as quais os atuais métodos de ensino se encontram desatualizados. É desenvolvida uma abordagem de revisão do processo didático-pedagógico nas escolas da Sociedade da informação, em que as TIC são vistas como um instrumento de aproximação entre a biblioteca escolar e os seus utilizadores e evidencia-se o papel do bibliotecário como orientador no acesso à informação por parte da comunidade escolar. Em seguida são abordadas as potencialidades das TIC que com o surgimento da web 2.0 permitem incrementar a relação entre a biblioteca escolar e os seus utilizadores, analisando o modo como as bibliotecas escolares portuguesas tem reagido a este novo cenário de desenvolvimento tecnológico. Apresentam-se então os resultados de um inquérito feito junto dos professores bibliotecários para avaliar o impacto das TIC nas bibliotecas escolares das escolas secundárias do concelho de Lisboa. Finalmente é proposta uma futura investigação que explore os outros agentes envolvidos neste cenário: os alunos, levantando-se a questão de se após uma abordagem que permita analisar todos os agentes envolvidos será possível definir uma estratégia capaz de aproximar cada vez mais alunos e biblioteca escolar, mesmo que tal não se verifique fisicamente.

 

Biografias Autor

Thiago Mota Cunha, Biblioteca Mário Sottomayor Cardia - FCSH-UNL

Thiago da Mota Cunha (26-09-1985)
Natural do Rio de Janeiro-Brasil, residente em Portugal desde 2001. Funcionário da Biblioteca Sottomayor Cardia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa desde 2006. Licenciado em Geografia e Planeamento Regional em 2010 pela FCSH-UNL frequenta desde 2011 o mestrado em Ciências da Informação e Documentação na mesma universidade.

Marina Barros Figueiredo, Arquivo Histórico Parlamentar

Marina Barros Figueiredo (09-09-1968)
Natural de Lisboa. Funcionária do Arquivo Histórico Parlamentar desde 2006. Licenciada em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa, frequenta desde 2011 o Mestrado em ciências da informação e da documentação na FCSH-UNL.

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Publicado

2012-10-18

Edição

Secção

Comunicação: 2. Tecnologia ao serviço dos utilizadores