O evento do livro animado nas bibliotecas públicas

Autores

  • Jacinta Maciel Universidade do Minho

Palavras-chave:

formação de leitores, promoção da leitura, livro animado

Resumo

O Manifesto da Unesco sobre Bibliotecas Públicas enuncia doze missões-chave que devem constituir o âmago dos serviços das bibliotecas públicas. A primeira destas missões consiste na criação e no fortalecimento de hábitos de leitura desde a primeira infância. Os mediadores de leitura detêm esta importante responsabilidade. Devem, para tal, abraçar todos os pretextos para despertar para a necessidade de ler e para suscitar a vontade e o prazer de ler.

A leitura acontece de forma múltipla: nos ecrãs de diversos dispositivos e sob a forma impressa. As bibliotecas públicas devem ser capazes de integrar todas estas manifestações onde a leitura acontece. Mas a dúvida, por vezes, instala-se: onde começa o jogo? Onde inicia a leitura? A literatura infanto-juvenil, em particular, tem sabiamente conjugado as duas vertentes: a da aprendizagem e a da ludicidade, produzindo literatura de qualidade, nomeadamente, sob a forma impressa.

Neste artigo pretende ser explorada uma tipologia documental muito específica: o livro animado. Numa época em que o mundo virtual tem conquistado um lugar cada vez mais importante, a animação do livro impresso, em particular, no que à literatura para crianças e jovens diz respeito, representa uma renovada forma de dinamização das histórias.

Denomina-se, neste artigo, o termo livro animado para designar este género de documento, que existe desde a Idade Média e que se apresenta sob a forma de um livro tridimensional, em que o volume, a profundidade e o movimento animam o texto e as ilustrações. O livro animado oferece uma série de potencialidades ao nível da interatividade de leitura. Serão apresentadas, a riqueza e a diversidade do livro animado nas suas múltiplas dimensões: histórica, técnica, editorial, internacional e artística; potenciadoras de ações de dinamização de leitura junto dos leitores, contribuindo, desta forma, para o cumprimento da mais importante missão das bibliotecas públicas: a formação de leitores.

 

Biografia Autor

Jacinta Maciel, Universidade do Minho

Profissional da informação desde 1997.
Licenciada em Comunicação Social pela Universidade do Minho, Curso de Especialização em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Pós-graduação em Estudos Aprofundados em Ciência da Informação (Economia e Management dos Serviços de Informação – École Nationale Supérieure des Sciences de l’Information et des Bibliothèques (ENSSIB, France). Aluna do Mestrado em Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

Trabalhou em diversas bibliotecas (CEDIC, UM; FCUP e Botânica, UP), formadora e docente da ciência da Informação. Especializou-se em livro antigo e na área da promoção da leitura.

Downloads

Publicado

2012-10-18

Edição

Secção

Comunicação: 5. Valor social das bibliotecas e arquivos