Bibliotecas escolares: estratégia, liderança e bom senso

Autores

  • Maria Cristina Ramos Agrupamento de escolas de Vidigueira
  • Deolinda Ramos

Palavras-chave:

Pensamento Estratégico, Planeamento Estratégico, Bibliotecas Escolares, Sucesso Educativo, Literacias

Resumo

O pensamento e o planeamento estratégico permitem abordar, numa perspetiva diferente, os recentes contextos das bibliotecas escolares do séc. XXI, exigindo uma nova postura do professor bibliotecário e da sua equipa relativamente à gestão das entidades documentais. Pensar e executar projetos à medida das necessidades dos seus utilizadores é acrescentar valor ao processo de conhecimento dos estudantes e ao trabalho da biblioteca escolar, delineando-lhe o seu posicionamento e diferenciação. O projeto “Venham lá os exames”, desenvolvido pela biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas de Vidigueira, é um exemplo de como uma estratégia e uma planificação devidamente sustentadas pode ajudar a melhorar o sucesso educativo, dar resposta às metas elencadas no projeto educativo e permitir uma articulação entre a BE e os vários contextos dentro da escola.

Biografias Autor

Maria Cristina Ramos, Agrupamento de escolas de Vidigueira

Habilitações Académicas
  Concluiu “Mestrado Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares” na Universidade Aberta, em Julho 2012.
  Concluiu a Pós Graduação em Ciências Documentais (vertente bibliotecas), na Universidade Moderna (pólo de Beja), em 2007.
  Estagiou na Biblioteca Doutor António Marques, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
  Concluiu o Curso de Qualificação em Ciências da Educação, na Universidade Aberta, em Setembro 2002.
  Concluiu a licenciatura em História, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em Setembro 1989.

Participação em encontros de natureza científica com comunicação
  Apresentou uma comunicação intitulada O papel do professor bibliotecário no ensino aprendizagem, num encontro de professores bibliotecários, promovido pela RBE, na Direção Regional de Educação do Alentejo, em Novembro de 2008.
  Apresentou uma comunicação intitulada Planificar numa biblioteca escolar de uma EBI, no 1º Encontro da Rede de Bibliotecas Escolares do Porto realizado na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, de 19 a 20 de Outubro de 2007.
  Foi convidada pela DREA, como coordenadora da BE do Agrupamento de escolas de Vidigueira, para apresentar um poster sobre a temática Práticas pedagógicas: escolas e jardins-de-infância na Conferência Internacional sobre o Ensino do Português, realizada no Centro Cultural de Belém entre 7 e 9 de Maio de 2007.

Experiência Profissional no âmbito das bibliotecas escolares
  É professora bibliotecárias das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Vidigueira, desde o ano letivo 2003/04.
  Em 2006/2007 fez parte do grupo experimental de sete professores bibliotecários, designados pela RBE, que beneficiou da redução total da componente letiva.
  Em 2007 coordenou a Candidatura de Mérito, concedida pela RBE, sob o tema Planificar para Gerir/ Gerir para Inovar.
  Atualmente coordena o projeto Venham lá os exames, ao qual foi atribuído as Ideias de Mérito da RBE.

Deolinda Ramos

Habilitações AcadémicasConcluiu a Pós Graduação em Ciências Documentais (bibliotecas e documentação), na Universidade de Coimbra, em Julho de 1999.
Concluiu a licenciatura em Filosofia, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 1987.Participação em formações, workshops e encontros de natureza científica

  Entre 2001 e 2010 participou em vários workshops sobre bases de dados e bibliotecas electrónicas que foram ministradas pela Elsevier Science e pelo Institut of Scientific Information (ISI).
  Frequentou um workshop sobre Gestão Estratégica de Bibliotecas – Análise SWOT.
  Frequentou o curso Balanced Scorecard: traduzir estratégia em acção, ministrado pelo Instituto Nacional de Administração (INA).
  Participou nos anos de 2002, 2003, 2005 e 2009 no World Library and Information Congress organizados pela IFLA .

Experiência Profissional

Trabalhou durante 9 anos (de 1982 a 1991) numa instituição financeira.
  Foi durante 5 anos (de 1991 a 1996) professora do ensino secundário.
  De 1997 a 1999 foi estudante de pós-graduação e simultâneamente fez trabalhos de tradução e leccionou particularmente.
  Em 2000 fez uma prestação de serviços, como documentalista, para o Grupo Sonae
  De Setembro de 1999 a Março de 2011 exerceu funções de  bibliotecária em bibliotecas de estabelecimentos de ensino superior público.
  Actualmente está desempregada e trabalha como free-lancer

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Publicado

2012-10-18

Edição

Secção

Comunicação: 4. Profissionais e Instituições