Bibliotecas escolares: estratégia, liderança e bom senso
Palavras-chave:
Pensamento Estratégico, Planeamento Estratégico, Bibliotecas Escolares, Sucesso Educativo, LiteraciasResumo
O pensamento e o planeamento estratégico permitem abordar, numa perspetiva diferente, os recentes contextos das bibliotecas escolares do séc. XXI, exigindo uma nova postura do professor bibliotecário e da sua equipa relativamente à gestão das entidades documentais. Pensar e executar projetos à medida das necessidades dos seus utilizadores é acrescentar valor ao processo de conhecimento dos estudantes e ao trabalho da biblioteca escolar, delineando-lhe o seu posicionamento e diferenciação. O projeto “Venham lá os exames”, desenvolvido pela biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas de Vidigueira, é um exemplo de como uma estratégia e uma planificação devidamente sustentadas pode ajudar a melhorar o sucesso educativo, dar resposta às metas elencadas no projeto educativo e permitir uma articulação entre a BE e os vários contextos dentro da escola.Downloads
Publicado
2012-10-18
Edição
Secção
Comunicação: 4. Profissionais e Instituições