Método de análise de conteúdo para estruturar um modelo de boas práticas sociais na biblioteca pública 2.0

Autores

  • Luísa Alvim Casa de Camilo-Museu. Centro de Estudos
  • José António Calixto Biblioteca Pública de Évora CIDEHUS-UÉ (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora) FCSH-UNL (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)

Palavras-chave:

Métodos de análise de conteúdo, Facebook, Bibliotecas Públicas, Biblioteca 2.0, Modelo de análise

Resumo

Esta comunicação apresenta uma reflexão teórica e uma revisão crítica sobre a questão de como conceber um modelo de análise que permita observar, recolher e quantificar dados a observar nas páginas do Facebook de bibliotecas públicas sobre o desempenho social das mesmas e a contribuição dos utilizadores, para que se crie uma estrutura que defina boas práticas na biblioteca pública 2.0. A revisão de literatura sobre o tópico métodos de análise de conteúdo para a construção de um modelo original para esta investigação é o foco central deste artigo. O trabalho futuro visa aprofundar a questão da função social da biblioteca pública, para discernir quais os constructos sociais que definem esta missão e quais os que deverão ser selecionados para o modelo de análise. A biblioteca pública desempenha um papel social importante no espaço público físico e online permitindo o encontro e o relacionamento social entre pessoas e comunidades, possibilitando aos seus utilizadores reais e virtuais a constituição de uma experiência social que poderá ser positiva. A oferta de serviços pelas tecnologias de informação e comunicação são a nova porta de entrada a todos os utilizadores, alargada a uma comunidade mais ampla e enriquecida pelas capacidades da Web social. Este estudo aborda uma breve revisão bibliográfica sobre métodos de análise e consequentes modelos CSCL, já implementados online e destinados a observações em áreas científicas similares e procede à discussão sobre a utilização de outros métodos de estudo.

Biografias Autor

Luísa Alvim, Casa de Camilo-Museu. Centro de Estudos

Luísa Alvim, mãe de 3 filhos, sonhadora do impossível, autora dos blogues Viva Biblioteca Viva e Camilo 2.0. Licenciada em Filosofia (1985) e pós-graduada em Ciências Documentais (1992), e Mestre em Ciência da Informação (2011). Técnica superior (área de Biblioteca e Documentação), na Câmara Municipal de V.N. de Famalicão, desde 1995. Atualmente trabalha na Casa de Camilo - Museu. Centro de Estudos. Trabalhou, anteriormente, na Biblioteca Municipal de V.N. de Famalicão, no Inventário do Património Cultural Móvel (Biblioteca Pública de Braga) com obras impressas do séc. XV a XVII; e na Câmara do Porto, na Biblioteca Pública Municipal e no Arquivo Histórico. Foi vogal de formação no Conselho Directivo Regional Norte da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, no triénio 2007-2010, continuando atualmente no seu corpo diretivo. Foi docente, desde 2001 a 2008 na Universidade Portucalense, na Pós-graduação Ciências Documentais. Publicou artigos em revistas da especialidade ou em livros de coordenação diversa. É doutoranda em Ciência da Informação na Universidade de Évora.

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Blogue Viva Biblioteca Viva http://vivabibliotecaviva.blogspot.com/
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José António Calixto, Biblioteca Pública de Évora CIDEHUS-UÉ (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora) FCSH-UNL (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)

Bibliotecário, professor e investigador. É licenciado em História e pós-graduado em Ciências Documentais pela Universidade de Lisboa, e doutorado (PhD, Librarianship) pela Universidade de Sheffield com uma tese sobre “Os papéis educacionais das bibliotecas públicas em Portugal”.
Presentemente é director da Biblioteca Pública de Évora e Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, depois de ter sido professor do Ensino Secundário em várias escolas do país e bibliotecário responsável pela Biblioteca Pública Municipal de Setúbal. Colaborou como docente na área dos Estudos de Informação na Universidade de Évora, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e no ISCTE. É investigador do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, e orienta actualmente algumas teses de Mestrado e de doutoramento nesta área.
Os seus principais interesses de estudo e investigação centram-se nos métodos de investigação em ciências da informação e documentação, na importância social das bibliotecas e a sua relevância para a educação, gestão de colecções, pesquisa e recuperação de informação, literacia da informação e sociedade da informação. É convidado frequente em seminários e conferências em Portugal e no estrangeiro, tendo colaboração dispersa em várias revistas especializadas e actas de congressos e encontros científicos. Publicou A Biblioteca Escolar e a Sociedade da Informação (Caminho, 1996), e, como editor, Frei Manuel do Cenáculo : Construtor de Bibliotecas, co-ed. (Caleidoscópio, 2006); Bibliotecas para a vida : Literacia, conhecimento, cidadania (Colibri, CIDEHUS-EU, 2007), Ter ou não ter bibliotecário escolar : Valor e impacto dos recursos humanos nas bibliotecas escolares (Fundação Calouste Gulbenkian, 2007); Para além da Branca de Neve : Bibliotecas educação e literacia da informação (Colibri,CIDEHUS-UE,  2010) e Bibliotecas para a vida II : Bibliotecas e leitura (Colibri, CIDEHUS-UE,  2010.

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Publicado

2012-10-18

Edição

Secção

Comunicação: 5. Valor social das bibliotecas e arquivos