Método de análise de conteúdo para estruturar um modelo de boas práticas sociais na biblioteca pública 2.0
Palavras-chave:
Métodos de análise de conteúdo, Facebook, Bibliotecas Públicas, Biblioteca 2.0, Modelo de análiseResumo
Esta comunicação apresenta uma reflexão teórica e uma revisão crítica sobre a questão de como conceber um modelo de análise que permita observar, recolher e quantificar dados a observar nas páginas do Facebook de bibliotecas públicas sobre o desempenho social das mesmas e a contribuição dos utilizadores, para que se crie uma estrutura que defina boas práticas na biblioteca pública 2.0. A revisão de literatura sobre o tópico métodos de análise de conteúdo para a construção de um modelo original para esta investigação é o foco central deste artigo. O trabalho futuro visa aprofundar a questão da função social da biblioteca pública, para discernir quais os constructos sociais que definem esta missão e quais os que deverão ser selecionados para o modelo de análise. A biblioteca pública desempenha um papel social importante no espaço público físico e online permitindo o encontro e o relacionamento social entre pessoas e comunidades, possibilitando aos seus utilizadores reais e virtuais a constituição de uma experiência social que poderá ser positiva. A oferta de serviços pelas tecnologias de informação e comunicação são a nova porta de entrada a todos os utilizadores, alargada a uma comunidade mais ampla e enriquecida pelas capacidades da Web social. Este estudo aborda uma breve revisão bibliográfica sobre métodos de análise e consequentes modelos CSCL, já implementados online e destinados a observações em áreas científicas similares e procede à discussão sobre a utilização de outros métodos de estudo.