Do campo da pesquisa ao campus do conhecimento: instrumentalização da literacia da informação em meio académico

Autores

  • Tatiana Sanches Instituto de Educação - Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

bibliotecas universitárias, pedagogia universitária, literacia da informação, escrita académica

Resumo

Este estudo procura justificar como a literacia de informação pode contribuir de forma efetiva para a construção e produção de conhecimento em âmbito académico, isto é, como, a partir deste domínio e da sua instrumentalização é possível preparar o momento em que o aluno universitário se sente capacitado para produzir e registar novo conhecimento através da escrita. Partindo das ideias de emancipação e autonomização do aluno de terceiro ciclo, princípios assegurados pela pedagogia universitária, propõe-se que a biblioteca universitária possa contribuir, através da formação em literacia de informação, não só para a pesquisa, seleção e avaliação da informação, mas também para a produção e apresentação do conhecimento científico, por parte do aluno universitário, ambição e meta deste nível de ensino.

Biografia Autor

Tatiana Sanches, Instituto de Educação - Universidade de Lisboa

Concluido o Curso de Formação Avançada para o Doutoramento em Educação (área de especialização em História da Educação) prepara atualmente a tese. O tema relaciona a literacia da informação e a pedagogia universitária para a compreensão das Bibliotecas Universitárias, como subsistema educativo. Mestre em Educação e Leitura com dissertação sob o tema dos grupos de leitura para jovens. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Portugueses, possui ainda uma Pós-graduação em Ciências Documentais, na área de Biblioteca e Documentação.

Num percurso que já conta com duas décadas, primeiro como técnica profissional e depois como bibliotecária, começou nas bibliotecas públicas e desde 2007 assumiu as funções de Chefe de Divisão de Documentação na Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa, aproximando os seus interesses à área das bibliotecas académicas.

Tem realizado formação a professores e auxiliares das bibliotecas escolares e a técnicos de biblioteca. Apresentou diversos estudos e resultados de investigação sobre bibliotecas escolares, serviços para jovens e, mais recentemente, nas áreas da literacia de informação e da história das bibliotecas universitárias.

Downloads

Publicado

2012-10-18

Edição

Secção

Comunicação: 4. Profissionais e Instituições