Bibliotecas, responsabilidade social e cidadania ativa: a experiência da Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola

Autores

  • Filipa Maria Cristóvão Medeiros Campo Arqueológico de Mértola Universidade de Évora - CIDEHUS
  • Maria Armanda Palma Salgado Campo Arqueológico de Mértola

Palavras-chave:

Bibliotecas especializadas, Responsabilidade social, Cidadania, Marketing, Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola.

Resumo

Esta comunicação tem como objetivo dar a conhecer a Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola (BCAM) na sua dupla vertente de ação: por um lado, enquanto serviço de informação especializado de apoio à investigação científica e tecnológica; e, por outro lado, enquanto serviço de informação inserido numa comunidade local interiorizada e ruralizada, na qual desempenha uma função mediadora no processo de acesso à informação e ao conhecimento. Com esta apresentação pretende-se, em última análise, partilhar a experiência da BCAM no que respeita ao seu compromisso social com os utilizadores, sobretudo, com a comunidade local e escolar, com as quais interage assiduamente com o objetivo de contribuir para a formação de utilizadores-cidadãos proativos e críticos.

Biografias Autor

Filipa Maria Cristóvão Medeiros, Campo Arqueológico de Mértola Universidade de Évora - CIDEHUS

Bibliotecária do Campo Arqueológico de Mértola; Formadora da BAD; Colaboradora na licenciatura em CID na Universidade de Évora, Membro do CIDEHUS da Universidade de Évora;  e Doutoranda em CID da Universidade de Évora, 3º ano.

Maria Armanda Palma Salgado, Campo Arqueológico de Mértola

Bibliotecária do Campo Arqueológico de Mértola; Membro do CIDEHUS da Universidade de Évora e Doutoranda do Programa de Doutoramento em Ciências da Informação e da Documentação (CID) da Universidade de Évora

Downloads

Publicado

2012-10-18

Edição

Secção

Comunicação: 5. Valor social das bibliotecas e arquivos