Da ficha bibliográfica aos dados relacionados: uma revolução em curso

Autores

  • Maria Margarida Pedreiro da Conceição Lopes Biblioteca Nacional de Portugal
  • Rosa Maria Tavares Galvão Biblioteca Nacional de Portugal

Palavras-chave:

Catálogos na WWW, Modelos conceptuais, RDA, UNIMARC

Resumo

Esta comunicação aborda a questão da desadequação das funcionalidades dos catálogos bibliográficos face às exigências dos utilizadores atuais, e da necessidade de desenvolver uma nova geração de catálogos que possuam a capacidade de ir para além dos aspetos tradicionais, não ficando a perder em funcionalidades relativamente a outros interfaces da WWW. Neste contexto, é sublinhada a importância dos profundos desenvolvimentos normativos que se têm produzido à escala internacional nos últimos anos, bem como o seu impacto nos instrumentos de produção e gestão de informação bibliográfica. São referidas, nomeadamente, a publicação da família FRBR, da nova ISBD consolidada, e do código RDA. É também abordada a evolução mais recente do formato UNIMARC, e a questão da possibilidade de integração dos dados bibliográficos na web semântica. Destacam-se as implicações que os modelos conceptuais e o novo código RDA têm na catalogação e no desenho futuro de catálogos, bem como no repensar das Regras Portuguesas de Catalogação. Refere-se o trabalho que neste âmbito tem vindo a ser desenvolvido na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), enquadrado nas suas funções normativas.

Biografias Autor

Maria Margarida Pedreiro da Conceição Lopes, Biblioteca Nacional de Portugal

Margarida Lopes, 1970 - Licenciada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1993), concluiu em 1996 o Curso de Especialização em Ciências Documentais (vertente de Biblioteca), e em 2003 o Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública do INA.
Foi responsável pelo Centro de Documentação da Associação para o Planeamento da Família (1997-98). Teve a seu cargo a coordenação executiva do Inventário Bibliográfico da Produção Científica Portuguesa em Ciências Sociais e Humanas, realizado para o Observatório da Ciência e Tecnologia, instituição a que esteve ligada até 2003. Ingressou então como técnica superior na Biblioteca Nacional de Portugal, na área de Cooperação da PORBASE. Entre 2007 e 2012 integrou o Serviço de Desenvolvimentos Normativos. É atualmente coordenadora do Serviço de Difusão, Projetos e Cooperação da BNP.

Rosa Maria Tavares Galvão, Biblioteca Nacional de Portugal

Rosa Maria Tavares Galvão é coordenadora do Serviço de Normalização e Qualidade da Biblioteca Nacional de Portugal.
Licenciada em História, pós-graduada em Ciências Documentais pela UL, atualmente doutoranda no Programa de Doutoramento em Ciências da Informação e da Documentação da Universidade de Évora (2009-2012). A desempenhar funções na BNP desde 1989, tem desenvolvido trabalhos na área da normalização bibliográfica especialmente no âmbito de UNIMARC e da normalização biblioteconómica internacional. Coordenou as traduções dos Manuais UNIMARC bibliográfico e de Autoridades, cotraduziu a ISBD e colaborou na revisão técnica das traduções dos Requisitos Funcionais dos Registos Bibliográficos (FRBR) e dos Requisitos Funcionais para Dados de Autoridade (FRAD). É membro do Comité Permanente do UNIMARC (PUC) desde 1997, e presidiu ao Working Group on the UNIMARC Holdings Format, ambos sob a égide da IFLA. Também é membro da Comissão Permanente da Comissão Técnica de Normalização em Documentação e Informação (CT 7), no âmbito da qual tem colaborado na tradução e revisão de normas ISO. Lecciona na Universidade Nova de Lisboa a cadeira de Descrição e Comunicação da Informação Biblioteconómica do Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação.

Downloads

Publicado

2012-10-18

Edição

Secção

Comunicação: 1. Gestão de sistemas e redes informação