Dinâmicas de implementação de software open source numa Biblioteca Universitária: o caso do ISCTE-IUL

Autores

  • Maria João Amante ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
  • Bruno Marçal ISCTE-IUL

Palavras-chave:

Open Source, Koha, Sistema de Gestão Integrada de Biblioteca, Bibliotecas Universitárias.

Resumo

As Bibliotecas Universitárias assumem um papel fundamental no modelo de funcionamento das instituições de ensino superior cabendo-lhes assegurar e promover o acesso à informação, contribuindo para a construção de um contexto de aprendizagem ativo fundamental para o sucesso e excelência no ensino.
À sua função aglutinadora no processo de gestão de acesso ao conhecimento estão associados um conjunto de serviços que, em grande parte, dependem de soluções informatizadas, facilitando o processo de interação com os utilizadores promovendo a sua autonomia na realização de diversas tarefas respondendo, assim, às exigências e necessidades dos atuais estudantes do ensino superior.
A tomada de decisão relativamente à adoção de soluções tecnologicamente inovadoras é condicionada pelos constrangimentos financeiros sentidos pela maioria das instituições de ensino superior em Portugal podendo vetar por completo a implementação de plataformas fundamentais para elevar a qualidade dos serviços prestados.
O ISCTE-IUL debateu-se com a necessidade de substituir o sistema de gestão integrada da sua biblioteca garantindo que o custo total do projeto bem como os encargos futuros eram compatíveis com as reais possibilidades da instituição. Realizou-se um levantamento das necessidades efetivas e definiu-se um conjunto de pressupostos técnicos a ser contemplados na futura solução. Seguiu-se uma prospeção de mercado para aferir quais as alternativas que poderiam ser elegíveis tendo em conta as suas características técnicas, funcionais e correspondente encargo financeiro.
Constatou-se que as aplicações proprietárias que poderiam responder às necessidades e expectativas geradas para uma implementação desta natureza atingiam valores proibitivos quer numa fase inicial de instalação quer nos contratos de manutenção a pagar numa base anual.
Assim, a hipótese de adotar uma solução open source ganhou força, fundamentalmente após a realização dos primeiros testes sobre a aplicação Koha contemplando-se as funcionalidades já existentes e a possibilidade de concretizar alguns desenvolvimentos específicos que permitissem atingir o patamar de qualidade de serviço pretendido.

Biografias Autor

Maria João Amante, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

Licenciada em História (Universidade de Lisboa), pós-graduada em Ciências Documentais (Universidade de Lisboa), com mestrado em Gestão da Informação (Universidade de Sheffield) e doutora em Documentação (Universidade de Alcalá). Trabalha, desde 2004, no ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa como Diretora dos Serviços de Informação e Documentação. É professora colaboradora na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e no ISLA Campus Lisboa – Laureate International Universities. É autora e coautora de artigos em revistas especializadas e de vários capítulos de livros. Participou, como oradora, em vários congressos nacionais e internacionais tratando, entre outros assuntos, os relativos a bibliotecas universitárias, literacia da informação, gestão da informação, repositórios digitais e sociedade do conhecimento.

Bruno Marçal, ISCTE-IUL

Licenciado em Ciências da Educação pela ULHT – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2011) e Microsoft Certified Systems Engineer/Database Administrator (2006). Durante vários anos assumiu funções de administrador de sistemas nos Serviços de Informática do ISCTE-IUL sendo que, desde 2008, tem desenvolvido diversos projetos em exclusivo para os Serviços de Informação e Documentação da mesma instituição, nomeadamente ao nível da programação Web, gestão de repositórios institucionais, instalação e monitorização de softwares específicos ou mesmo desenvolvimento de unidades curriculares para plataformas de e-learning e formação presencial.

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Publicado

2012-10-18

Edição

Secção

Comunicação: 2. Tecnologia ao serviço dos utilizadores