Relações entre bibliotecários e docentes no Ensino Superior: Um estudo de caso

Autores

  • Maria João Amante ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
  • Ana Isabel Extremeño Placer Facultad de Documentación de la Universidad de Alcalá de Henares
  • António Firmino da Costa Departamento de Sociologia do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa

Palavras-chave:

Sociedade do Conhecimento, Ensino Superior, Biblioteca Universitária, Relação Bibliotecário-Docente, Colaboração.

Resumo

Nesta comunicação são discutidas as variáveis chave que moldam a disponibilidade dos docentes do ensino superior para colaborar com os bibliotecários. Concebemos um Modelo Conceptual das Relações entre Bibliotecários-Biblioteca/Docentes que utilizamos com o objetivo de identificar as variáveis que os docentes entendem ser as mais relevantes nessa relação. Começamos por apresentar as causas da tensão entre docentes e bibliotecários. Apresentamos o estudo de caso realizado no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa analisado segundo uma perspetiva descritivo co-relacional que inclui a descrição dos fenómenos (variáveis) e as suas possíveis relações. Utilizamos metodologias qualitativas e quantitativas, a saber, o Grupo de Discussão (Focus Group) e o inquérito por questionário. Alcançamos um grau de ajuste idóneo entre o Modelo e os dados (CMIN/DF=4.067) e o Modelo explica em 58% a variável dependente, isto é, a disponibilidade dos docentes para colaborar com os bibliotecários. O nosso Modelo final permite confirmar as relações estabelecidas no Modelo inicial e descobrir um conjunto de relações novas que contribuem para conhecer, com maior profundidade, as dinâmicas estabelecidas entre os vários processos socioculturais (entendidos como variáveis do Modelo) envolvidos nas relações bibliotecários/docentes, assim como identificar os determinantes na disponibilidade dos docentes para colaborar com os bibliotecários. O Modelo permite-nos concluir que 14% da disponibilidade dos docentes para colaborar com os bibliotecários resulta das características intrínsecas dos docentes (sexo, idade, departamento, grau académico, categoria profissional, antiguidade).

Biografias Autor

Maria João Amante, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

Licenciada em História (Universidade de Lisboa), pós-graduada em Ciências Documentais (Universidade de Lisboa), com mestrado em Gestão da Informação (Universidade de Sheffield) e doutora em Documentação (Universidade de Alcalá). Trabalha, desde 2004, no ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa como Diretora dos Serviços de Informação e Documentação. É professora colaboradora na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e no ISLA Campus Lisboa – Laureate International Universities. É autora e coautora de artigos em revistas especializadas e de vários capítulos de livros. Participou, como oradora, em vários congressos nacionais e internacionais tratando, entre outros assuntos, os relativos a bibliotecas universitárias, literacia da informação, gestão da informação, repositórios digitais e sociedade do conhecimento.

António Firmino da Costa, Departamento de Sociologia do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa

António Firmino da Costa é Doutor em Sociologia, Professor no Departamento de Sociologia do ISCTE-IUL e Investigador no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL). Atualmente é Vice-Reitor para a Investigação no ISCTE-IUL. Desenvolveu trabalhos de investigação sobre as desigualdades sociais e as identidades culturais, assim como sobre as relações entre o conhecimento e a sociedade, incluindo investigação em sociologia da ciência e em sociologia da educação. É autor e coautor de publicações científicas sobre estes temas (uma centena de livros, capítulos de livros e artigos científicos) e diretor e codirector de uma vintena de teses de doutoramento.

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Publicado

2012-10-18

Edição

Secção

Comunicação: 4. Profissionais e Instituições