Serviços de Informação e Documentação do ISCTE-IUL: um lugar onde o ensino, a aprendizagem e a cultura convergem

Autores

  • Teresa Segurado Biblioteca do ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa
  • Maria João Amante ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

Palavras-chave:

Ensino Superior, Bibliotecas Universitárias, Cultura, Parceria, Cidadania, Informação, Sociedade

Resumo

Na sociedade atual, a cultura poderá ser a salvação da alma, evitando o apagamento da nossa identidade (António Alçada Batista, por ocasião do 75º Aniversário do Orfeão da Covilhã).

Cultura pode ser definida como “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade” (Edward Burnett Tylor). O acesso à cultura nas suas diferentes formas permite aos indivíduos o seu desenvolvimento enquanto seres sociais moldando a sua forma de ser e estar em sociedade. Consideramos que a construção da cidadania ou de práticas de cidadania, que são inegavelmente o sedimento base da coesão social, passa necessariamente pela questão do acesso e uso de informação e da sua discussão crítica.

Na sociedade atual a informação e o conhecimento desempenham um papel fundamental tendo-se tornado o factor mais importante no desenvolvimento da economia. A Universidade é entendida como o principal veículo de transmissão do saber e do conhecimento e nesse sentido desempenha um papel essencial no acesso e na disponibilização de diferentes fontes de informação, sejam elas de carácter científico, cultural ou outro. No âmbito da Universidade, a Biblioteca, além do papel fundamental que desempenha na recolha, organização, armazenamento e divulgação de todas as fontes de informação necessárias à produção de mais conhecimento e posterior divulgação do mesmo, tem como missão uma participação ativa na promoção de um conjunto de atividades de carácter cultural que igualmente contribuem para a produção de informação e conhecimento.

É neste contexto que a Biblioteca do ISCTE-IUL resolveu assumir o compromisso e, simultaneamente, o desafio de contribuir para este processo de aprendizagem e para a promoção de uma cidadania informada e responsável.

A apostamos numa programação cultural sistemática o que nos permitiu estabelecer parcerias de excelência com a Comunidade ISCTE-IUL (alunos, docentes e investigadores), bem como com o exterior (instituições culturais, estabelecimentos de ensino, artistas e com a restante sociedade civil).

Atualmente, a Biblioteca do ISCTE-IUL é um lugar onde a cultura/informação tem várias faces, e não apenas a dos livros. Afirma-se como um espaço dinâmico e aberto a todo o tipo de expressões culturais, tais como: Exposições Bibliográficas Temáticas, Livro do Mês, Conversas da Biblioteca, Arte na Biblioteca e Ciclos Culturais.

A Biblioteca iniciou no mês de Fevereiro 2005 o Ciclo de Exposições Bibliográficas Temáticas. O tema destas exposições, inicialmente de carácter mensal agora bimensal, interliga-se sempre com uma efeméride ou com um acontecimento que seja relevante para o processo de ensino/aprendizagem da Universidade. Os eventos realizam-se em parceria com os Departamentos ou Centros de Investigação do ISCTE-IUL ou com Entidades Externas que tenham produção editorial sobre a temática em causa para oferecer à Biblioteca.

 

Após a seleção das obras do fundo bibliográfico da Biblioteca, e em conjunto com as obras oferecidas, são elaborados os catálogos das exposições, bem como todo o restante material de divulgação.

O Livro do Mês foi lançado em Janeiro de 2007. Com esta iniciativa pretende-se dar visibilidade à investigação realizada pelos docentes e investigadores do ISCTE-IUL, não só numa perspectiva de promoção da Escola e do seu corpo académico mas também de desenvolvimento de futuras parcerias com a Biblioteca. De carácter mensal, o evento é acompanhado por uma brochura em versão papel e digital que contempla a bibliografia e notas biográficas que desvendam a “outra face dos autores“.

Também no ano de 2007, se iniciaram as Conversas da Biblioteca. Esta iniciativa surgiu da necessidade de aprofundar os temas das Exposições Bibliográficas Temáticas e do Livro do Mês. Marcadas por um registo coloquial (embora contando já com ilustres intervenientes de entre os quais destacamos os Professores Daniel Sampaio e Alexandre Quintanilha) têm entre 2 a 4 oradores por sessão e uma periodicidade irregular (em média três a quatro por ano).

As Conversas são também transmitidas em vídeo difusão o que permite serem visionadas em tempo real dentro ou fora da Escola. Por outro lado, ao permanecerem em livre acesso na página Web da Biblioteca, podem posteriormente funcionar como material didático a ser utilizado pelos docentes nas aula ou em qualquer outra situação de ensino/aprendizagem.

Como complemento a estas iniciativas, a Biblioteca do ISCTE-IUL deu início em Novembro de 2007 a um novo Ciclo de Exposições: Arte na Biblioteca. Com esta atividade procura-se dar a conhecer Artistas, Instituições e Estabelecimentos de Ensino cuja obra contribua para a educação estética e artística da Comunidade do ISCTE-IUL e do público em geral. Este evento tem uma periodicidade bimensal e para cada exposição é elaborado um flyer com dados relevantes do percurso profissional do(s) artista(s).

Encorajados pelos resultados atingidos e na persecução do desafio de reforçar os elos entre a Biblioteca e a comunidade como sedimento essencial para uma cidadania consciente e informada, lançámos em Novembro de 2008 mais uma nova atividade: os Ciclos Culturais. Esta atividade tem como principal objectivo divulgar na Universidade e para o exterior, atividades de cariz cultural da responsabilidade dos Departamentos e Centros de Investigação do ISCTE-IUL. Demos início a esta atividade de extensão e dinamização cultural com África às Quintas, que resultou de uma parceria entre a Biblioteca do ISCTE-IUL e o Centro de Estudos Africanos.

No que respeita à divulgação dos eventos, para além do “passa a palavra”, são elaborados cartazes e flyers que são colocados no espaço físico da Biblioteca; é feita a sua promoção na página Web da Biblioteca; no Biblionews (Newsletter da Biblioteca); na Agenda do ISCTE-IUL e no programa Sociedade Civil, para além do envio de e-mails para outras bibliotecas universitárias e para frequentadores regulares externos. Ressalva-se que as Exposições de Arte também são publicitadas no Cartaz das Artes da TVI.

Como mais uma forma de divulgação, criámos o Cartaz Cultural em formato papel com a programação quadrimestral. Estes panfletos são colocados nos cacifos de todos os professores do ISCTE-IUL, e encontram-se disponíveis no balcão de atendimento da Biblioteca. No início de cada mês envia-se um e-mail à Comunidade ISCTE-IUL com a programação cultural do mês respectivo.

À semelhança de todas as atividades desenvolvidas na Biblioteca do ISCTE-IUL, também relativamente a estas de carácter cultural é aplicado um questionário anual específico com o objectivo de auscultar o grau de satisfação relativamente a um conjunto de itens (qualidade dos temas, qualidade do espaço, qualidade do catálogo, qualidade do cartaz, qualidade da divulgação na Biblioteca, qualidade da divulgação online e, por último, qual o impacto nos processos de ensino, aprendizagem e investigação desenvolvidos no ISCTE-IUL) relacionados coma realização de cada uma destas atividades. Desde há dois anos (em 2010 e em 2011) que, além do grau de satisfação, é nosso objectivo tentar perceber qual o grau de importância que os vários destinatários destas atividades atribuem a cada uma delas no que respeita ao seu impacto nas atividades de ensino, aprendizagem e investigação desenvolvidas no ISCTE-IUL.

Assim, é objectivo desta comunicação a apresentar os resultados dos tratamentos dos dados apurados através da aplicação destes questionários desde 2008 a 2011, sendo igualmente apresentadas análises comparativas da evolução de cada um dos itens analisados ao longo dos anos.

Biografias Autor

Teresa Segurado, Biblioteca do ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa

Licenciada em Assessoria de Administração pelo ISLA – Instituto Superior de Línguas e Administração (1997), possui a pós-graduação em Ciências Documentais (opção Biblioteca e Documentação) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2004) e o Mestrado em Arquivos, Bibliotecas e Ciência da Informação pela Universidade de Évora (2009). Atualmente, é coordenadora da Unidade de Informação e Formação dos Serviços de Informação e Documentação do ISCTE-IUL.

Maria João Amante, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

Licenciada em História (Universidade de Lisboa), pós-graduada em Ciências Documentais (Universidade de Lisboa), com mestrado em Gestão da Informação (Universidade de Sheffield) e doutora em Documentação (Universidade de Alcalá). Trabalha, desde 2004, no ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa como Diretora dos Serviços de Informação e Documentação. É professora colaboradora na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e no ISLA Campus Lisboa – Laureate International Universities. É autora e coautora de artigos em revistas especializadas e de vários capítulos de livros. Participou, como oradora, em vários congressos nacionais e internacionais tratando, entre outros assuntos, os relativos a bibliotecas universitárias, literacia da informação, gestão da informação, repositórios digitais e sociedade do conhecimento.

Downloads

Publicado

2012-10-18

Edição

Secção

Comunicação: 3. Abertura e integração organizacional