As revistas jurídicas em Portugal: uma perspectiva bibliométrica

Autores

  • Ana Maria Martinho
  • Ma Angeles Zulueta Garcia Universidad de Alcalá de Henares, Departamento de Ciencias Sanitárias y Médico- Sociales
  • Marcelo Rebelo Sousa Faculdade de Direito de Lisboa

Palavras-chave:

Revistas jurídicas, periodismo jurídico, bibliometria jurídica

Resumo

Esta comunicação versa o tema das revistas jurídicas que, conjuntamente com os artigos nelas publicados, constituem os elementos básicos do sistema de publicação científica jurídica e a matéria prima dos estudos bibliométricos. Procurámos caracterizar estes documentos e perspectivar o seu futuro face à realidade actual do ambiente digital. Salientámos a importância da bibliometria jurídica, enquanto factor determinante da avaliação científica e a sua  contribuição para a investigação jurídica. Finalmente, apresentámos os resultados de uma análise bibliométrica realizada com base em indicadores quantitativos, retirados de duas das revistas jurídicas portuguesas mais antigas e com maior continuidade de publicação – O Direito e a Revista da Faculdade de Direito de Lisboa. Esta análise permitiu-nos reflectir sobre o impacto das revistas jurídicas na investigação e obter algumas conclusões relevantes para a edição jurídica portuguesa.

Biografias Autor

Ana Maria Martinho

Bibliotecária de formação, é  Licenciada em Filologia Germânica e Doutorada em Bibliometria e Documentação, especializou-se em informação jurídica.
 
Assistente convidada do Curso de Mestrado em Ciências da Informação e Documentação da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade Lusófona.

Dirigiu a Biblioteca da Faculdade de Direito de Lisboa,   a Mediateca do Centro de Informação Europeia Jacques Delors e a Biblioteca da Direcção –Geral dos Serviços de Informática do Ministério da Justiça.
Foi presidente da INCITE.

 

Ma Angeles Zulueta Garcia, Universidad de Alcalá de Henares, Departamento de Ciencias Sanitárias y Médico- Sociales

Licenciada em Medicina y Cirugía, Universidad de Valencia y Doctora en Ciencias, Universidad Autónoma de Madrid. Desenvolveu investigação na Clínica Puerta de Hierro de Madrid, na Universidade Autónoma de Madrid e no CINDOC.
É actualmente Professora Titular na Universidad de Alcalá de Henares, Departamento de Ciencias Sanitárias y Médico- Sociales.
Especialista en Bibliometria. Participou em inúmeros projectos de investigação, que deram origem à publicação de numerosos artigos em revistas nacionais e internacionais sobre análise da la produção científica en España y obtenção de indicadores bibliométricos.

 

Marcelo Rebelo Sousa, Faculdade de Direito de Lisboa

Licenciado em Direito, Doutor em Ciências Jurídico-Políticas, advogado e político, professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa é autor de diversos livros e artigos sobre temas jurídicos e politicos; fundador e jornalista do Expresso e do Semanário, é também comentador da actualidade política nos meios de comunicação social.
Foi Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e Ministro dos Assuntos Parlamentares, é membro do Conselho de Estado.

Downloads

Publicado

2012-10-18

Edição

Secção

Comunicação: 1. Gestão de sistemas e redes informação