Projeto Blimunda: um olhar sobre as editoras e revistas científicas portuguesas e o acesso aberto

Autores

  • Ana Maria Alves Pereira Divisão de Documentação, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
  • Salima Rehemtula Divisão de Documentação, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
  • Elsa Ribeiro Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Palavras-chave:

Acesso aberto, repositórios institucionais, revistas científicas portuguesas, políticas de auto arquivo, Projeto Blimunda, Projeto Sherpa/RoMEO

Resumo

Com esta comunicação pretende-se descrever e divulgar o trabalho que tem sido desenvolvido e os resultados obtidos no âmbito do Projeto Blimunda. Esta iniciativa surgiu no contexto do projeto RCAAP e está a ser desenvolvido na Divisão de Documentação e Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa [4], com o objetivo de identificar as políticas das editoras e revistas científicas portuguesas em relação ao auto arquivo em Repositórios Institucionais. Após uma breve introdução que contextualiza o Projeto e que indica os seus objetivos principais, descrevem-se as várias etapas do mesmo e as atividades realizadas, assim como, os principais resultados obtidos e que refletem a natureza da relação das editoras e revistas científicas portuguesas com o Acesso Aberto. Por fim, tecem-se algumas considerações sobre as dificuldades encontradas e lições aprendidas no decurso do contacto com as editoras e os responsáveis das revistas científicas. Espera-se que o trabalho desenvolvido e os resultados obtidos, possam servir de estímulo para as editoras e revistas que ainda não têm uma política de auto arquivo definida, aderirem ao projeto e, mais ainda, ao Acesso Aberto.

Biografias Autor

Ana Maria Alves Pereira, Divisão de Documentação, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Licenciada em História e Ciências Sociais pela Universidade do Minho fez uma pós-graduação em Ciências Documentais – Ramo Biblioteca na Faculdade da Letras da Universidade de Coimbra.
Atualmente é Coordenadora da Divisão de Documentação e Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova, que é responsável pela coordenação do Repositório Institucional da UNL – RUN e pela implementação do Projeto Blimunda.
É membro do Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino Superior da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Salima Rehemtula, Divisão de Documentação, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Salima Rehemtula trabalha na Divisão de Documentação e Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Desde Novembro de  2009 coordena a Secção de Gestão de Sistemas de Informação que tem como principais competências o Tratamento documental, a coordenação do Repositório Institucional, a implementação de novas tecnologias de criação, armazenamento, difusão e comunicação da informação e, mais recentemente, a gestão do sistema CONVERIS (sistema interno de gestão da produção científica da UNL) para a FCT. Desde 2011 está envolvida no desenvolvimento e divulgação do Projeto Blimunda que conta com o apoio da FCCN e do RCAAP. Tem estado envolvida também noutras atividades e iniciativas destinadas à promoção do Acesso Aberto.
É licenciada em Química Aplicada e tem uma pós-graduação em Ciências da Informação e Documentação.

Elsa Ribeiro, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Elsa Maria Pereira Ribeiro trabalha na Divisão de Documentação e Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Desde Novembro de  2005 como Assistente Técnica tem como principais competências o Tratamento documental, Atendimento ao público, Arquivo de publicações científicas no Repositório Cientifico da Universidade Nova de Lisboa RUN (teses, artigos,etc)
Integra o grupo envolvido no Projecto Blimunda
É licenciada em Ciências Sociais - Sociologia e tem o Curso de Técnica de Biblioteca e Documentação

Downloads

Publicado

2012-10-18

Edição

Secção

Comunicação: 3. Abertura e integração organizacional