À procura do contexto: a descoberta da informação científica via Web e a intervenção das bibliotecas de ensino superior
Palavras-chave:
Informação científica, Bibliotecas de ensino superior, Literacia de informação, WebResumo
O excesso de informação ou information overload tem sido abordado como um problema real nos dias de hoje, que se refelete nas mais variadas áreas de atuação e que diminui a produtividade e qualidade de vida dos cidadãos, principalmente ao nível da aprendizagem e construção do conhecimento. No ambiente académico, à diversificação de meios e formatos de acesso à informação via Web associam-se os atuais processos ligados à aprendizagem e investigação que se caraterizam por métodos de construção do conhecimento mais participativos e centrados nas competências que, em conjunto, potenciam a importância de estratégias eficazes e abrangentes por parte das bibliotecas de ensino superior ao nível da seleção de fontes, pesquisa e descoberta de informação, privilegiando a cada momento a avaliação e perceção do contexto em que a informação foi produzida. A compreensão crítica dos processos inerentes à comunicação da ciência e aos meios de publicação formais e informais afigura-se como uma das competências fundamentais para a aprendizagem em contexto académico e ao longo da vida. Perceber e compreender as características e especificidades das fontes de informação na Web e o contexto em que são produzidas de forma a desenvolver conteúdos e programas de formação adequados tem sido um dos pontos centrais de atuação no âmbito do apoio ao utilizador nas Bibliotecas da UA. Nesta comunicação temos como propósito explorar a diversificação de meios e formatos de acesso à informação científica via Web e desafios decorrentes, com base na experiência da Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro (UA), destacando, por um lado a formação contínua dos profissionais e, por outro a abordagem ligada à contextualização da informação científica nos programas e conteúdos de formação de utilizadores.Downloads
Publicado
2012-10-18
Edição
Secção
Comunicação: 2. Tecnologia ao serviço dos utilizadores