Tudo o que vem à rede é peixe? A credibilidade da informação na web

Autores

  • Ana Lúcia Terra Escola Superior de Estudos Industrais e de Gestão do Instituto Politécnico do Porto / CETAC.MEDIA
  • Salvina Sá Biblioteca Municipal “José Régio” de Vila do Conde

Palavras-chave:

credibilidade, avaliação da informação, comportamento informacional juvenil

Resumo

O objetivo deste estudo é conhecer uma vertente específica do perfil informacional dos alunos que cresceram na era digital, ditos nativos digitais, na utilização que fazem da Internet. Assim, pretende-se aferir os critérios que aplicam na avaliação das fontes de informação disponíveis na web na vertente da credibilidade. A análise dos dados obtidos, resultantes da aplicação de 195 questionários a alunos do 8º ao 12º, é enquadrada e sustentada por revisão da literatura acerca do conceito de credibilidade da informação.

Biografias Autor

Ana Lúcia Terra, Escola Superior de Estudos Industrais e de Gestão do Instituto Politécnico do Porto / CETAC.MEDIA

Ana Lúcia Terra é Professora Adjunta na Escola Superior de Estudo Industriais e de Gestão, do Instituto Politécnico do Porto, desde Outubro de 2002, onde lecciona disciplinas da área da Ciência da Informação na Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação, de que é coordenadora desde 2009.
É licenciada em História (1996) e fez Mestrado em História Moderna (2000), na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Fez o Curso de Especialização em Ciências Documentais – Opção Arquivo (2001) e Opção Documentação e Bibliotecas (2004), na mesma Universidade. Desde 2009, é doutorada em Ciências Documentais pela mesma Universidade, com uma tese sobre As políticas de informação e comunicação da União Europeia. Foi bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Outubro de 2006 a Julho de 2009.
Apresentou comunicações na área da Ciência da Informação em congressos realizados em Portugal, Espanha, Brasil, Finlândia, Bulgária, França, Grécia, Hungria, México e Países-baixos.
Áreas de investigação: políticas de informação, comportamento informacional, acesso à informação

Salvina Sá, Biblioteca Municipal “José Régio” de Vila do Conde

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – variante Estudos Portugueses (2000) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Fez o curso de Especialização em Ciências Documentais – Opção Bibliotecas (2002) na Universidade Portucalense do Porto.

Nos anos de 2002 a 2004, foi Equiparada a Assistente na Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do Instituto Politécnico do Porto. Em 2011-2012, lecionou na mesma instituição na Pós-Graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares.

Desde 2003, é co-responsável pelo SABE (Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares) da Biblioteca Municipal “José Régio” de Vila do Conde.

Em 2006-2007, foi docente do Curso Técnico de Biblioteca, Arquivo e Documentação, na Escola Secundária D. Afonso Sanches de Vila do Conde.

Downloads

Publicado

2012-10-18

Edição

Secção

Comunicação: 4. Profissionais e Instituições