Isto não é um livro - Reflexões sobre ebooks e bibliotecas
Palavras-chave:
ereaders, ebooks, bibliotecas, leitura digital,Resumo
A recente explosão tecnológica, centrada em dispositivos de leitura electrónica, está a revolucionar a forma como os leitores se relacionam com o objecto livro, a informação, o mercado editorial e, naturalmente, as bibliotecas.Como espaços privilegiados de acesso ao livro e à informação, as bibliotecas necessitam de preparar-se e adaptar-se a esta realidade e adequarem os seus serviços à previsível demanda deste tipo de suporte nos próximos tempos.
Os profissionais têm vindo a oscilar entre a imediata aceitação destes novos suportes de leitura, apoiando-se nos dados mais recentes que demonstram uma significativa evolução na utilização de ebooks, tomando consciência de que é necessário desenvolver serviços inovadores; e os que ainda resistem ao digital, por receio de modismos ou ainda reticentes com os riscos da obsolescência tecnológica.
Os ebooks já não são objectos de ficção com origem no cinema ou na literatura. Fazem já parte do quotidiano e para que as bibliotecas não sejam ultrapassadas pela realidade, estas e os seus profissionais devem estar preparados para os integrar nas suas colecções e disponibilizá-los aos seus utilizadores.
Ainda que em Portugal não exista muita informação sobre a utilização de ebooks em Bibliotecas, denota-se um crescente interesse sobre este tema. Questões como direitos de autor, formatos e equipamentos, preço e formas de aquisição, serviços de empréstimo e formação de profissionais e leitores, começam a ser assuntos centrais de discussão entre os profissionais.
Aproveitando a actualidade, o interesse e a premência deste tema, aliado a algum desconhecimento, desconfiança e à existência de informação dispersa ou contraditória, pretende-se com este painel apresentar um panorama geral sobre ebooks e bibliotecas, contribuindo assim para:
- Reflectir sobre soluções de aquisição, disponibilização e acesso;
- Problematizar as mudanças ocorridas no processo de leitura;
- Analisar as necessidades dos utilizadores face aos novos suportes de leitura;
- Identificar experiências de utilização de ebooks;
- Debater as oportunidades e desafios para as bibliotecas;
Por forma a apresentar uma panorâmica diversificada, constituiu-se um painel alargado, com a presença de bibliotecários de diversas tipologias de bibliotecas, bem como de um profissional do mercado editorial e de um leitor:
Miguel Mimoso Correia (Moderador)
Bruno Duarte Eiras (Bibliotecas Municipais de Oeiras)
Carlos Pinheiro (Agrupamento de Escolas de Rio de Mouro - Padre Alberto Neto)
Dulce Correia (Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria)
Paulo Ferreira (Booktailors – Consultores Editoriais)
Ana Margarida Pedroso ou Pedro Mendes (Leitor)*
* Dependendo da disponibilidade profissional
Destinatários:
Todos os profissionais de Biblioteca e Documentação
Downloads
Publicado
2012-10-18
Edição
Secção
Painéis