Autoavaliação das competências de informação em estudantes universitários: Validação portuguesa do IL-HUMASS

Autores

  • Carlos Alberto Lopes ISPA-IU
  • Maria Pinto Universidad de Granada, Facultad de Comunicación y Documentación

Palavras-chave:

Literacia da Informação, Competências da Informação, QuestionárioIL-HUMASS

Resumo

Nas últimas décadas foram feitos grandes esforços para definir, conhecer e avaliar quais são as competências informativas que os estudantes universitários necessitam para poder progredir na sua aprendizagem e na sua inserção no mercado laboral. Apesar do argumento de que os avanços tecnológicos facilitaram o acesso à informação, existe uma preocupação constante, porque os estudantes universitários não possuem competências suficientes para gerir e usar a informação: gerem quantidades enormes de informação através da Internet, mas não sabem o que fazer com ela, como avaliá-la, de que modo devem usá-la ou aproveitá-la de forma estratégica e ética. O questionário IL-HUMASS sobre literacia da informação foi concebido e desenhado com o objetivo de avaliar competências de informação e para ser aplicado à população de estudantes, professores e profissionais da informação dos diversos níveis na área das Ciências Sociais e Humanas nas universidades espanholas e portuguesas. Contém 26 itens agrupados em quatro categorias (pesquisa, avaliação, processamento e comunicação e difusão da informação) e em três dimensões de autoavaliação (importância, autoavaliação e fonte favorita de aprendizagem). A avaliação das qualidades psicométricas do IL-HUMASS para Português foi feita numa amostra de 926 estudantes universitários portugueses. A análise fatorial exploratória do questionário indicou um ajustamento aceitável, apoiando a estrutura original composta por quatro categorias para cada dimensão. O IL-HUMASS apresentou características psicométricas aceitáveis de consistência interna (o α de Cronbach variou entre .77 e .84) e validade de construto. As caraterísticas psicométricas do IL-HUMASS validam a sua utilização no nosso país em estudos que requeiram a avaliação de múltiplos indicadores, apresentando-se como particularmente útil para avaliar e diagnosticar competências em literacia da informação. Conclui-se com um diagnóstico do nível de competências de informação dos estudantes universitários, destacando algumas forças e debilidades, assim como uma proposta de intervenção subjacente nas oportunidades de melhoria e de necessidades de aprendizagem.

 

Biografias Autor

Carlos Alberto Lopes, ISPA-IU

Director do Centro de Documentação do ISPA-IU e Professor Auxiliar
Licenciado e Mestre em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada – Instituto Universitário (ISPA-IU), Pós-graduação em Ciências Documentais e Doutorado (Ph.D.) em Documentação pela Universidade de Salamanca. Actualmente é Director da Biblioteca e Professor Auxiliar no ISPA – IU. Professor convidado da Universidade Nova de Lisboa. Tem desenvolvido investigação nas áreas da literacia da informação. Os principais interesses de investigação são enquadrados na perspectiva da Literacia da Informação e nos processos de ensino-aprendizagem em estudantes universitários.

Maria Pinto, Universidad de Granada, Facultad de Comunicación y Documentación

Universidad de Granada, Facultad de Comunicación y Documentación

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Publicado

2012-10-18

Edição

Secção

Comunicação: 2. Tecnologia ao serviço dos utilizadores