Expansão da Rede de Bibliotecas de Oeiras

Autores

  • Maria José Catarino Amândio Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras

Palavras-chave:

Rede de Bibliotecas, Arquivo e Museus, Redes de Cooperação, Município de Oeiras

Resumo

O projeto de Expansão da Rede de Bibliotecas de Oeiras (RBO) tem por principal objetivo estabelecer as bases de cooperação entre diversos tipos de bibliotecas existentes no concelho, com o intuito de rentabilizar recursos documentais, serviços prestados, competências técnicas e tecnologias de informação disponíveis em cada uma delas.

Numa primeira fase, procedeu-se à recolha de elementos sobre as bibliotecas identificadas e cuja análise permitiu uma primeira aproximação ao conhecimento da situação de partida para a expansão da Rede. Deste modo, foi possível identificar o universo de 59 bibliotecas/serviços de informação do concelho de Oeiras: 3 municipais; 32 escolares; 4 universitárias; 10 institucionais 9 centros de documentação especializados e 1 arquivo municipal.

O projeto é promovido pela Câmara Municipal de Oeiras, através das suas Bibliotecas Municipais, e, com o desenvolvimento da rede, prevê-se a sua implementação em três anéis: Cooperação entre as bibliotecas públicas em rede, as bibliotecas escolares da sua comunidade, as bibliotecas especializadas, institucionais e universitárias; Cooperação com as designadas instituições da memória, ou seja centros de documentação e arquivo que juntamente com as bibliotecas são consideradas pela UNESCO como pilares da memória da humanidade; Cooperação com as associações, instituições e sociedade civil da comunidade.

Neste sentido, pretende-se criar elos privilegiados de cooperação e partilha entre Bibliotecas Municipais, Museus e Arquivo, além das Bibliotecas Escolares e Institucionais parceiras no projeto. De entre as complementaridades e sinergias esperadas, interessa analisar em que dimensão o cruzamento de coleções, recursos, serviços e atividades facilita e promove o acesso a conteúdos de teor social, educativo ou a preservação da memória local, património cultural e científico de Oeiras.

Biografia Autor

Maria José Catarino Amândio, Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras

Maria José Amândio nasceu no Estoril, em 1971. É licenciada em Geografia, variante de Planeamento e Gestão do Território, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) (2003). Possui a Pós-Graduação em Ciências Documentais, pela Universidade Autónoma de Lisboa (2005) e Mestrado em Ciências da Documentação e Informação, pela FLUL (2012).

Desde 1996 que exerce funções na Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras (RBMO), desenvolvendo um conjunto diversificado de projetos na área da promoção da leitura, gestão da coleção, tratamento documental e serviços de informação e referência. Coordenou os Serviços Multimédia, o Grupo de Trabalho de Tecnologias de Informação (TIC) aplicado a projetos da RBMO e o Programa Copérnico - Programa Municipal de Promoção das Literacias de Informação. Gere o projeto de expansão da Rede de Bibliotecas de Oeiras, projetos de promoção da leitura e literacias e organiza, planifica e ministra ações de formação. Orienta estágios no domínio das TIC aplicadas às bibliotecas e documentação. É formadora na área das bibliotecas escolares, literacias e ambientes digitais.

Atualmente é também coordenadora da Biblioteca Municipal de Carnaxide.

Câmara Municipal de Oeiras - Divisão de Bibliotecas, Documentação e Informação - Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras

Downloads

Publicado

2012-10-18