Expansão da Rede de Bibliotecas de Oeiras
Palavras-chave:
Rede de Bibliotecas, Arquivo e Museus, Redes de Cooperação, Município de OeirasResumo
O projeto de Expansão da Rede de Bibliotecas de Oeiras (RBO) tem por principal objetivo estabelecer as bases de cooperação entre diversos tipos de bibliotecas existentes no concelho, com o intuito de rentabilizar recursos documentais, serviços prestados, competências técnicas e tecnologias de informação disponíveis em cada uma delas.
Numa primeira fase, procedeu-se à recolha de elementos sobre as bibliotecas identificadas e cuja análise permitiu uma primeira aproximação ao conhecimento da situação de partida para a expansão da Rede. Deste modo, foi possível identificar o universo de 59 bibliotecas/serviços de informação do concelho de Oeiras: 3 municipais; 32 escolares; 4 universitárias; 10 institucionais 9 centros de documentação especializados e 1 arquivo municipal.
O projeto é promovido pela Câmara Municipal de Oeiras, através das suas Bibliotecas Municipais, e, com o desenvolvimento da rede, prevê-se a sua implementação em três anéis: Cooperação entre as bibliotecas públicas em rede, as bibliotecas escolares da sua comunidade, as bibliotecas especializadas, institucionais e universitárias; Cooperação com as designadas instituições da memória, ou seja centros de documentação e arquivo que juntamente com as bibliotecas são consideradas pela UNESCO como pilares da memória da humanidade; Cooperação com as associações, instituições e sociedade civil da comunidade.
Neste sentido, pretende-se criar elos privilegiados de cooperação e partilha entre Bibliotecas Municipais, Museus e Arquivo, além das Bibliotecas Escolares e Institucionais parceiras no projeto. De entre as complementaridades e sinergias esperadas, interessa analisar em que dimensão o cruzamento de coleções, recursos, serviços e atividades facilita e promove o acesso a conteúdos de teor social, educativo ou a preservação da memória local, património cultural e científico de Oeiras.