Biblioteca Sonora da Biblioteca Pública Municipal do Porto: dar voz aos livros na era do digital

Autores

  • Maria João Rodrigues Quadrado Sampaio Biblioteca Pública Municipal do Porto

Palavras-chave:

Bibliotecas Públicas – coesão social, Bibliotecas Públicas – serviços para públicos com necessidades especiais, Audiolivros – produção e distribuição em bibliotecas públicas.

Resumo

A Biblioteca Sonora da Biblioteca Pública Municipal do Porto é desde 1972 um serviço público de manifesto alcance e utilidade social, que facultando o acesso a livros gravados localmente, a partir de originais existentes em suporte gráfico, tem contribuído para a formação e inclusão de pessoas portadoras de deficiência visual (cegos e amblíopes).

Atualmente os serviços da Biblioteca Sonora são disponibilizados no catálogo em linha das Bibliotecas Municipais do Porto, tanto através da pesquisa de obras em formato áudio digital, quer no acesso directo aos conteúdos áudio disponibilizados no âmbito da Biblioteca Sonora Digital, podendo os utilizadores depois de autenticados, descarregar e guardar o ficheiro áudio, para o ouvirem em qualquer momento.

É esta iniciativa pioneira a nível das bibliotecas municipais portuguesas que se pretende divulgar, bem como a possibilidade de criação de parcerias com outras bibliotecas que disponham localmente de serviços de gravação e distribuição de livros falados.

Biografia Autor

Maria João Rodrigues Quadrado Sampaio, Biblioteca Pública Municipal do Porto

Nasceu em 1958. Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1980); pós-graduada em Ciências Documentais – opção Bibliotecas e Documentação – pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1988).Chefe da Divisão Municipal da Rede de Leitura da Câmara Municipal do Porto (1997 a 2010). Chefe da Divisão Municipal de Colecções e Desenvolvimento da Câmara Municipal do Porto (2010).

Downloads

Publicado

2012-10-18