SARC – Serviço de Alojamento de Revistas Científicas

Autores

  • José Carvalho Serviços de Documentação da Universidade do Minho
  • Pedro Príncipe Serviços de Documentação da Universidade do Minho
  • João Moreira Área de Serviços Avançados, Fundação para a Computação Científica Nacional
  • Maria Teresa Costa Fundação para a Computação Científica Nacional, Universidade de Évora - Instituto de Investigação e Formação Avançada

Palavras-chave:

revistas científicas, serviço de alojamento, acesso aberto, serviços

Resumo

Esta comunicação apresenta as características e funcionalidades do Serviço de Alojamento de Revistas Científicas (SARC) desenvolvido no âmbito do projeto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), refletindo sobre o potencial de um serviço de alojamento de revistas científicas no aumento da visibilidade, acessibilidade e difusão da produção das revistas científicas nacionais.

Considerando o baixo número de periódicos científicos portugueses disponibilizados em acesso aberto, o SARC tem um elevado potencial de adesão assim como um custo/benefício percebido pela equipa de gestão do projeto RCAAP para o lançamento deste serviço que alarga o portfólio de serviços disponibilizados pelo RCAAP no domínio das revistas científicas portuguesas e tem por objetivos apoiar as revistas científicas nacionais a realizarem a transição para a publicação em acesso aberto, tornando mais eficiente o ciclo editorial e de publicação dos conteúdos através da disponibilização de ferramentas para o efeito.

Volvido pouco mais de meio ano após o lançamento do Serviço de Alojamento de Revistas Científicas (SARC) do RCAAP confirma-se que o mesmo veio colmatar uma lacuna do portfólio de serviços de gestão da ciência a nível nacional, isto é, a disponibilização de uma plataforma integrada de gestão do ciclo de vida editorial de uma revista científica.

O sistema integra numa única plataforma todo o ciclo de vida editorial e de divulgação da revista e o modelo de serviço SaaS (Software as a Service) é adequado na medida em que liberta os responsáveis pelas revistas científicas das tarefas de gestão das infraestruturas e software aplicacional, permitindo-lhes assim dedicarem-se exclusivamente às suas atividades nucleares – a gestão da revista.

 

Biografias Autor

José Carvalho, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

José Carvalho é licenciado em Ensino de Português-Francês, especializado em recursos didáticos e pós-graduado em Sistema de Informação pela Universidade do Minho.

Colaborou nos primeiros passos do RepositóriUM da Universidade do Minho e no projeto Bumerang, uma aplicação p2p para partilha de conhecimento. Foi colaborador do centro e-Learning da TecMinho como técnico pedagógico e gestor das tecnologias de apoio ao e-Learning e m-Learning. Esteve ainda envolvido na criação do repositório aberto de conteúdos educativos. Desde Julho de 2008 que integra o Gabinete de Projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho e está afecto à gestão do projeto RCAAP e Necobelac.

Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Colaborador dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, no gabinete de Projetos Open Access, depois de 10 anos na Universidade de Aveiro, primeiro como Técnico de Biblioteca e Documentação no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), onde também exerceu as funções de Gestor de Conteúdos Web do Instituto e colaborou em projetos e equipas de trabalho nos Serviços de Documentação da Universidade, tendo mais tarde integrado os Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Universidade de Aveiro como Gestor de Conteúdos do Portal UA. Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro e com frequência da pós-graduação em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Fernando Pessoa. Integra atualmente o Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), e é formador na área das Tecnologias da Informação e Comunicação.

João Moreira, Área de Serviços Avançados, Fundação para a Computação Científica Nacional

João Mendes Moreira é Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho. Na última década trabalhou na FCCN tendo desenvolvido, direta ou indiretamente, atividades na área de infraestruturas e serviços avançados para a comunidade de Ensino e Investigação.

 

Em 2004, estreou-se no interessante mundo das ciências documentais tendo colaborado numas das maiores iniciativas nacionais desta área - a Biblioteca do Conhecimento Online – da qual é atualmente gestor. Desde 2008, em colaboração com a Universidade do Minho, gere o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP).

 

É membro do steering committee do SCOAP3 (iniciativa promovida pelo CERN com o objetivo de promover o acesso aberto à informação científica na área da física das altas energias).

Maria Teresa Costa, Fundação para a Computação Científica Nacional, Universidade de Évora - Instituto de Investigação e Formação Avançada

Mestre em Ciências da Documentação e Informação pela Faculdade de Letras de Lisboa. É doutoranda na Universidade de Évora no curso em Ciências da Documentação e Informação  
Bibliotecária na Fundação para a Computação Científica Nacional, no projeto da Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) onde para além de ter responsabilidades na área da seleção dos conteúdos, garante a execução dos planos de comunicação, disseminação e formação. Colabora, ainda, no projeto do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, RCAAP.
Professora convidada do Mestrado em Ciências da Documentação e Informação da Faculdade de Letras de Lisboa.
Formadora da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas – BAD e da Associação Portuguesas de Documentação e Informação em Saúde – APDIS

Downloads

Publicado

2012-10-18

Edição

Secção

Comunicação: 1. Gestão de sistemas e redes informação