Biblioteca do Conhecimento Online: pela construção da Sociedade do Conhecimento
Resumo
O acesso à informação é condição sine qua non para o exercício de uma cidadania efectiva. Neste sentido, têm sido desenvolvidas ao longo dos últimos anos iniciativas que visam promover a generalização do acesso à Sociedade da Informação e do Conhecimento. É nesta dinâmica que surge a Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) que tem procurado tornarse um instrumento fundamental de acesso ao conhecimento para a comunidade académica e científica nacional. Com a b-on passou a ser possível a toda a comunidade científica e académica nacional – professores, investigadores e estudantes – um acesso facilitado aos artigos em texto integral de um conjunto relevante de publicações científicas publicadas por algumas das mais reputadas editoras e titulares de bases de dados científicas internacionais, explorando-se economias de escala possibilitadas pela compra centralizada de conteúdos. Volvidos mais de dois anos de funcionamento, sentiuse a necessidade de implementar um Programa de Avaliação para avaliar o desempenho da b-on no que respeita à qualidade dos produtos e serviços disponibilizados à comunidade e à satisfação das entidades promotoras, membros e utilizadores. Para tal foi realizado um diagnóstico através da análise PEST (que tem em conta quatro elementos do ambiente externo: Políticos, Económicos, Sociais e Tecnológicos), da análise SWOT (Stregths, Weaknesses, Opportunities e Threats), da análise TOWS (Threats, Opportunities, Weaknesses e Stregths) e de inquéritos à comunidade académica e científica de utilizadores da bon. A percepção da opinião da comunidade permitiu a obtenção de dados importantes sobre pontos fortes e fracos, bem como das oportunidades e ameaças que possibilitam a definição de linhas de acção a adoptar no futuro para que a b-on possa, da melhor forma, responder aos desafios que enfrenta. Esta comunicação começará por fazer uma descrição geral da b-on nas suas diferentes facetas, dando depois ênfase ao programa de avaliação em curso e desafios futuros.Downloads
Publicado
2007-03-30
Edição
Secção
Comunicações