Estratégias de gestão baseada em evidências: investigação e prática em serviços de informação

Autores

  • Paula Ochoa Biblioteca Nacional de Portugal
  • Leonor Gaspar Pinto Bibliotecas Municipais de Lisboa; Universidad de Alcalá

Resumo

Inspirada na Medicina Baseada em Evidências (EBM), o conceito de prática baseada em evidências tem vindo progressivamente a ganhar terreno na literatura da área da Ciência da Informação – a Evidence-based Librariansip (EBL), ou seja, a Biblioteconomia Baseada em Evidências. Este movimento procura melhorar a prática profissional na área da Biblioteconomia / Ciência da Informação pelo recurso a evidências produzidas pela investigação.
Esta comunicação tem por objectivo analisar algumas estratégias de gestão baseada em evidências que, aliando investigação e prática, têm vindo a ser aplicadas em serviços de informação, apresentando três perspectivas da investigação sobre o funcionamento da biblioteca e os seus impactes:
• nos utilizadores
• na qualidade dos serviços
• nos stakeholders (partes interessadas)
São apresentados casos práticos em bibliotecas portuguesas, abrangendo várias áreas:
• Construção de sistemas integrados de avaliação do desempenho
• Satisfação dos utilizadores
• Políticas de gestão da Qualidade
• Políticas de gestão do conhecimento
• Benchmarking

Biografias Autor

Paula Ochoa, Biblioteca Nacional de Portugal

Técnica superior na Biblioteca Nacional de Portugal. Assistente convidada no Mestrado em Ciência da informação e Documentação da Universidade Nova. Investigadora nas áreas de gestão da qualidade e gestão de competências.

Leonor Gaspar Pinto, Bibliotecas Municipais de Lisboa; Universidad de Alcalá

Bibliotecária e investigadora. MSc Information Management (University of Sheffield). Doutoramento em Documentacão (Universidad de Alcalá).
Técnica superior da Câmara Municipal de Lisboa. Assistente convidada no Mestrado em Ciência da Informação e Documentação da Universidade Nova de Lisboa.

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Publicado

2007-03-30