Reconhecer Boas Práticas em Bibliotecas do Ensino Superior: projecto de avaliação do desempenho de serviços de documentação das Universidade do Porto, Lusíada – Famalicão, Açores e Escola Superior de Enfermagem do Porto - S. João

Autores

  • Luiza Baptista Melo CIDEHUS.UE - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora; Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
  • Helena Barbosa
  • Carla Correia
  • Alice Rodrigues
  • Ana Taveira
  • Cesaltina Pires
  • Olinda Martins
  • Orísia Pereira

Resumo

Inúmeras bibliotecas do Ensino Superior em todo o mundo recorrem às técnicas de benchmarking para o reconhecimento das boas práticas, com o objectivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados. Esta comunicação descreve um projecto de avaliação do desempenho dos serviços, que decorre de uma parceria das Bibliotecas dos Departamentos de Matemática Aplicada e Matemática Pura da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP), da Universidade Lusíada de Famalicão, do Centro de Documentação Europeia – Biblioteca Geral da Universidade dos Açores e do Centro de Documentação da Escola Superior de Enfermagem do Porto - S. João.

As metodologias que fundamentam este estudo baseiam-se num modelo misto Estrutura Comum de Avaliação (CAF) – Balanced Scorecard (BSC) desenvolvido para bibliotecas académicas. Definem-se os critérios de avaliação aos quais se associam os respectivos indicadores de desempenho (ID) em conformidade com as Normas Internacionais ISO 11620 e ISO 2789. São ainda considerados alguns ID consensuais utilizados em iniciativas de aferição do desempenho realizados em universidades da Alemanha, Austrália, Áustria, Suécia, Reino Unido e Holanda.

Com o conhecimento das fraquezas e dos sucessos, sem pudores e constrangimentos, de forma partilhada e em parceria, conseguem-se soluções para melhorar a performance - é o conceito emergente deste estudo sobre optimização dos serviços de documentação académicos.

Biografia Autor

Luiza Baptista Melo, CIDEHUS.UE - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora; Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Doutora em Ciências da Informação e Documentação (UE),  Mestre em Arquivos, Bibliotecas e Ciências da Informação (UE), Curso de Especialização em Ciências Documentais (UP), Licenciada em Química (UL), Sócia da BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas, fez parte da Comissão Permanente do Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino Superior (biénio 2004-2005) e foi Vogal de Formação da Direcção Regional Norte (triénio 2005-2007). É membro da EIA – European Information Association e da IFLA - International Federation of Library Associations and Institutions. Desde 1988, exerce funções em bibliotecas universitárias: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; Universidade Lusíada do Porto; e Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Em 1995, elaborou o projecto de criação do Centro de Documentação Europeia (CDE) da Universidade Lusíada do Porto, integrado na Rede de Informação da União Europeia sob coordenação da Comissão. Desde 2000, desenvolve investigação nas áreas de Estatística e Avaliação da Qualidade, do Desempenho e do Impacto de Bibliotecas e Serviços de Informação, sendo autora de vários artigos em publicações nacionais e internacionais. Foi bolseira da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia de 2008-2011.

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Publicado

2007-03-30