O Manual UNIMARC em linha

Autores

  • Hugo Manguinhas Instituto Superior Técnico - INESC-ID
  • José Borbinha Instituto Superior Técnico - INESC-ID
  • Nuno Freire The European Library

Resumo

O UNIMARC é uma família de formatos para representação de informação bibliográfica incluindo informação descritiva, classificação, autoridades e existências. Este artigo descreve uma iniciativa para a manutenção e publicação das descrições deste formato em diferentes línguas, versões, formatos e media. Este trabalho encontra-se integrado numa actividade pertencente a um projecto mais amplo para desenvolvimento de um “Metadata Registry” internacional para o formato UNIMARC, no âmbito do programa ICABS.

Biografias Autor

José Borbinha, Instituto Superior Técnico - INESC-ID

José Borbinha é Professor do Departamento de Engenhaira Infomática do IST. É membro da Ordem dos Engenheiros e da BAD, assim como da ACM, IEEE e INCOSE.

Nuno Freire, The European Library

Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, área de informática, pelo Instituto Superior Técnico. É investigador sénior na The European Library, sendo o foco da sua carreira as bibliotecas digitais e catálogos bibliográficos, mais concretamente nas áreas de interoperabilidade, recuperação de informação, qualidade de dados, e extração de informação.

Downloads

Publicado

2007-03-30