REPOX: Uma infra-estrutura XML para a PORBASE

Autores

  • Nuno Freire The European Library
  • Hugo Manguinhas Instituto Superior Técnico - INESC-ID
  • José Borbinha Instituto Superior Técnico - INESC-ID

Resumo

Este artigo descreve o conceito inovador de Repositório de Metadados, definido como uma infra-estrutura aberta para armazenar, preservar e gerir colecções de registos de metadados. Esta infra-estrutura é desenhada de acordo com os requisitos do modelo de referência ISSO 14721:2003 Open Archival Information System (OAIS), para sistemas de informação abertos para arquivos com este objectivo. Um Repositório de Metadados pode ser utilizado para gerir transparentemente grandes volumes de metadados independentemente do seu esquema ou formato, sendo utilizado por outros serviços que, por sua vez oferecem serviços sobre esses mesmos dados. As suas principais funções são a submissão, armazenamento, preservação a longo prazo e recuperação da informação. O armazenamento de toda a informação é efectuado no sistema de ficheiros local, em estruturas XML, garantindo assim o máximo de independência em relação ao ambiente computacional. A relevância e viabilidade deste conceito são demonstradas através do sistema operacional REPOX instalado na Biblioteca Nacional, onde se gerem colecções de metadados bibliográficos e de autoridade do catálogo colectivo PORBASE, e metadados descritivos e de autoridade do sistema de informação do Arquivo da Cultura Portuguesa Contemporânea. O sistema REPOX suporta já um número considerável de serviços na Biblioteca Nacional, com destaque para os serviços de OAI-PMH e Z39.50 da Biblioteca Nacional Digital (BND) e da PORBASE, o serviço URN.PORBASE.ORG, a interface para o serviço Google Scholar, assim como outros serviços internos de suporte à operação e controlo de qualidade na PORBASE e de publicação dos metadados da BND. O REPOX permitiu o desenvolvimento flexível de todos estes serviços de um modo independente das características dos restantes sistemas de informação que suportam os processos de criação e manutenção dos metadados em si.

Biografias Autor

Nuno Freire, The European Library

Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, área de informática, pelo Instituto Superior Técnico. É investigador sénior na The European Library, sendo o foco da sua carreira as bibliotecas digitais e catálogos bibliográficos, mais concretamente nas áreas de interoperabilidade, recuperação de informação, qualidade de dados, e extração de informação.

José Borbinha, Instituto Superior Técnico - INESC-ID

José Borbinha é Professor do Departamento de Engenhaira Infomática do IST. É membro da Ordem dos Engenheiros e da BAD, assim como da ACM, IEEE e INCOSE.

Downloads

Publicado

2007-03-30