UNIMARC: Estudo da sua utilização na PORBASE

Autores

  • Maria Margarida Pedreiro da Conceição Lopes Biblioteca Nacional de Portugal
  • Nuno Freire The European Library
  • Dulce Fontes
  • Hugo Manguinhas Instituto Superior Técnico - INESC-ID
  • José Borbinha Instituto Superior Técnico - INESC-ID

Resumo

O UNIMARC é o formato normalizado utilizado na PORBASE para troca de dados bibliográficos com as bibliotecas cooperantes, sendo também utilizado pelos sistemas de gestão documental de grande parte das bibliotecas em Portugal. É uma norma complexa, da família de formatos MARC – MAchine-Readable Cataloging, que define um elevado número de elementos tanto para uso generalizado como para utilização específica. Este artigo apresenta uma análise da frequência da utilização dos elementos do UNIMARC, campos e subcampos, levada a cabo sobre a totalidade dos registos da PORBASE. Apresenta-se também uma comparação com os resultados de um estudo semelhante publicado para o formato MARC21 numa amostra de registos da OCLC, em que se detectam semelhanças relevantes, o que pensamos valida assim ambos os estudos. Espera-se que as conclusões desta análise sejam importantes para a manutenção e evolução das Regras Portuguesas de Catalogação, das recomendações e opções internas da PORBASE, e ainda para as actividades relacionadas da IFLA, especialmente do programa ICABS (IFLA-CDNL Alliance for Bibliographic Standards), em que a BNP (Biblioteca Nacional de Portugal) tem um papel relevante como coordenadora das actividades UNIMARC.

Biografias Autor

Maria Margarida Pedreiro da Conceição Lopes, Biblioteca Nacional de Portugal

Margarida Lopes, 1970 - Licenciada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1993), concluiu em 1996 o Curso de Especialização em Ciências Documentais (vertente de Biblioteca), e em 2003 o Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública do INA.
Foi responsável pelo Centro de Documentação da Associação para o Planeamento da Família (1997-98). Teve a seu cargo a coordenação executiva do Inventário Bibliográfico da Produção Científica Portuguesa em Ciências Sociais e Humanas, realizado para o Observatório da Ciência e Tecnologia, instituição a que esteve ligada até 2003. Ingressou então como técnica superior na Biblioteca Nacional de Portugal, na área de Cooperação da PORBASE. Entre 2007 e 2012 integrou o Serviço de Desenvolvimentos Normativos. É atualmente coordenadora do Serviço de Difusão, Projetos e Cooperação da BNP.

Nuno Freire, The European Library

Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, área de informática, pelo Instituto Superior Técnico. É investigador sénior na The European Library, sendo o foco da sua carreira as bibliotecas digitais e catálogos bibliográficos, mais concretamente nas áreas de interoperabilidade, recuperação de informação, qualidade de dados, e extração de informação.

José Borbinha, Instituto Superior Técnico - INESC-ID

José Borbinha é Professor do Departamento de Engenhaira Infomática do IST. è membro da Ordem dos Engenheiros e da BAD, assim como da ACM, IEEE e INCOSE.

Downloads

Publicado

2007-03-30