O utilizador tem sempre razão? Inquirir para melhor servir os utentes das bibliotecas da Universidade do Minho
Resumo
Os Serviços de Documentação da Universidade do Minho (SDUM) têm por missão facultar à instituição em que se integram os recursos bibliográficos e informativos necessários ao desempenho das actividades educativas e de investigação científica e tecnológica, sendo responsáveis pela gestão das bibliotecas da Universidade, tanto em Braga como em Guimarães.
No desempenho da sua missão, os SDUM têm procurado desenvolver uma gestão centrada no utilizador, procedendo, periodicamente, à recolha de dados objectivos que lhe permitam ajustar o seu funcionamento aos interesses e necessidades dos seus utilizadores. Assim aconteceu em 1993, 1999 e 2005, altura em que os SDUM aplicaram inquéritos aos utilizadores das bibliotecas da Universidade do Minho, procurando, assim, recolher informação sobre os hábitos e padrões de utilização das suas bibliotecas e serviços.
Neste trabalho, descreve-se a forma como foi conduzido o inquérito aos potenciais utilizadores das bibliotecas da Universidade do Minho realizado em 2005, apresentando-se também uma síntese dos resultados obtidos, que nortearão a actividade dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho nos próximos anos.