Palavras Cantadas - Uma contribuição para a promoção da leitura em adolescentes e jovens adultos nas Bibliotecas Municipais de Oeiras
Resumo
Hábitos de leitura adquiridos na infância perdem-se a partir da adolescência. Este é um dado adquirido. Contrariar essa tendência não é exercício fácil e a prová-lo está, precisamente, a abrangência deste problema à escala global. Pretende-se, com a presente comunicação, dar a conhecer um projecto alternativo de promoção da leitura para adolescentes e jovens adultos. O público-alvo é exigente e não susceptível de ser influenciado pelas estratégias habitualmente empreendidas pelas bibliotecas públicas. Solução? Procurar interesses consolidados junto destas faixas etárias e agregar-lhes a palavra escrita. Surge, assim, a associação música/literatura como travemestra desta empresa.
Descreve-se a realidade do concelho de Oeiras e das suas bibliotecas, seguindo-se uma análise dos hábitos de leitura entre adolescentes a nível concelhio e nacional. Apresenta-se o projecto Songs Inspired by Literature como ponto de partida para a criação das Palavras Cantadas. Particulariza-se a faixa etária a atingir, atitude justificada pela ambiguidade dos princípios vertidos por diferentes organizações internacionais, no que a este aspecto diz respeito. Anunciam-se os conteúdos relevantes para os fins propostos dando-se a conhecer, para tal, o facto de álbuns ou músicas de grupos pop/rock actuais como os Coldplay, Radiohead, U2, R.E.M., Greenday, Franz Ferdinand, Incubus e Iron Maiden – entre outros –, terem sido inspirados em obras literárias de autores consagrados como, por exemplo, J. D. Salinger, Daniel Quinn, Umberto Eco, William Butler Yeats, Thomas Pynchon ou George Orwell. Elegem-se meios de difusão, expõem-se procedimentos para implementação e avaliação de resultados e disserta-se acerca das potencialidades futuras de uma iniciativa desta natureza. Finalmente são exibidas, já em arte final, duas peças publicitárias produzidas para promoção deste evento.