Literacia de Informação 2.0 nas Bibliotecas Municipais de Oeiras: uma abordagem ao Programa Copérnico

Autores

  • Maria José Catarino Amândio Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras

Resumo

À presente comunicação, desenvolvida no âmbito da aplicação do Programa Copérnico na Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras (RBMO’s), preside como objectivo desenvolver uma reflexão em torno da vertente formação e dos serviços direccionados para a informação e educação de utilizadores nas bibliotecas públicas, respectivas linhas de desenvolvimento gerais e específicas e dinâmicas de funcionamento.

O estudo deste tema, em articulação com uma abordagem teórica sobre literacia de informação, enquadramento nos serviços transversais à biblioteca e possíveis relações com o conceito de Web 2.0, prendeu-se, sobretudo, com a crescente consciencialização para o papel educativo das bibliotecas públicas em Portugal enquanto organizações valorizadoras de processos de aprendizagem ao longo da vida e como canais de divulgação de ferramentas de apoio ao ensino e investigação.

A partir de uma breve revisão da literatura, são apresentadas diversas abordagens que acompanham a evolução do conceito de literacia de informação, definindo três áreas: uma relacionada com a concepção da informação, ênfase nas tecnologias de informação e comunicação; outra com a concepção do conhecimento, ênfase nos processos cognitivos, e uma terceira com a concepção da inteligência, destaque na aprendizagem ao longo da vida. A cada concepção correspondem, respectivamente, diferentes níveis de actuação do bibliotecário: intermediário da informação, mediador de conhecimento e mediador de aprendizagens.

Em seguida, pretende-se demonstrar como a RBMO’s incluiu as concepções de desenvolvimento de competências de informação e aprendizagem ao longo da vida na sua prática corrente, apresentando-se as experiências formativas e educativas do Programa Copérnico, consubstanciadas nos projectos de continuidade InfoLiteracia, Enigma, em recursos disponíveis na Web e no evento Oeiras Internet Challenge.

Identificam-se requisitos e exigências verificadas no decurso da implementação destes projectos, enumerando também alguns dos obstáculos sentidos. Por fim, apresentam-se propostas de princípios orientadores aplicáveis a programas de promoção de literacias de informação.

Biografia Autor

Maria José Catarino Amândio, Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras

Maria José Amândio nasceu no Estoril, em 1971. É licenciada em Geografia, variante de Planeamento e Gestão do Território, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) (2003). Possui a Pós-Graduação em Ciências Documentais, pela Universidade Autónoma de Lisboa (2005) e Mestrado em Ciências da Documentação e Informação, pela FLUL (2012).

Desde 1996 que exerce funções na Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras (RBMO), desenvolvendo um conjunto diversificado de projetos na área da promoção da leitura, gestão da coleção, tratamento documental e serviços de informação e referência. Coordenou os Serviços Multimédia, o Grupo de Trabalho de Tecnologias de Informação (TIC) aplicado a projetos da RBMO e o Programa Copérnico - Programa Municipal de Promoção das Literacias de Informação. Gere o projeto de expansão da Rede de Bibliotecas de Oeiras, projetos de promoção da leitura e literacias e organiza, planifica e ministra ações de formação. Orienta estágios no domínio das TIC aplicadas às bibliotecas e documentação. É formadora na área das bibliotecas escolares, literacias e ambientes digitais.

Atualmente é também coordenadora da Biblioteca Municipal de Carnaxide.

Câmara Municipal de Oeiras - Divisão de Bibliotecas, Documentação e Informação - Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras

Downloads

Publicado

2007-03-30