Histórias de Ida e Volta. Promover a cultura oral, formar contadores para quê?
Resumo
Este projecto surgiu em 2004, a partir de uma candidatura apresentada por cinco bibliotecas públicas e um museu de tradição oral europeus ao programa «Cultura 2000» da União Europeia.
Teve por objectivo geral dar a conhecer a tradição oral dos cidadãos dos países de leste e dos países lusófonos residentes em Oeiras.
Para tal, foi desenvolvido um conjunto articulado de actividades: recolha de contos entre a população imigrante, realização de oficinas de formação de contadores, realização de sessões de contos abertas ao público, edição de uma antologia dos contos recolhidos.
Ainda no âmbito da primeira edição, foram realizados dois importantes eventos: a nível nacional, a sessão de contos «A-Braços com Contos»,. A nível internacional, a «Maratón de los Cuentos», em Guadalajara (Espanha).
Este projecto continuou em 2005/06, apenas com recursos autárquicos, mantendo as mesmas características da primeira edição e, assinalando uma crescente procura pelas acções de formação de narradores, por parte de utilizadores com as mais variadas habilitações escolares. Registou-se igualmente uma intensa solicitação por parte das instituições educativas, hospitalares e autárquicas, pela cooperação dos contadores nas respectivas entidades. A 3ª edição (2006/07) deste projecto já está iniciada.
Aqui reside a resposta à nossa questão: através dos contos estabelecem-se pontes entre sensibilidades e culturas, entre oralidade e a literacia, entre a voz e a letra, entre a pessoa e o livro. Em resumo, promove-se uma abordagem artística, lúdica e estimulante para o desenvolvimento da leitura. Um presente, que casa o passado com o futuro.