Lugares da Leitura - O público adulto nos projectos das Bibliotecas Municipais de Oeiras

Autores

  • Ana Paula Jardim

Resumo

A presente comunicação tem como principal objectivo reflectir sobre os conceitos de leitura e literacia, tendo sempre como horizonte de reflexão, não só o enquadramento teórico e conceptual, mas também a componente prática mais relacionada com o planeamento, concepção e execução de projectos de promoção da leitura para o público adulto.

Recuperando o olhar de autores contemporâneos sobre a leitura, procurar-se-á perceber de que forma é que o espaço lúdico, cultural e físico da Biblioteca Pública sobrevive perante a emergência deste novo território forjado e ditado pela realidade da globalização cultural cujos modelos de leitura impostos são completamente diferentes.

Actualmente, o processo de aquisição e consolidação de competências linguísticas, cognitivas e informativas não se reduz às ferramentas tradicionais da leitura. O livro, enquanto suporte privilegiado do pensamento e da difusão cultural humanista, deixou de ser o único protagonista deste processo. Por esta razão, o discurso contemporâneo sobre a leitura alargou o âmbito da sua intervenção, postulando, assim, um triplo objectivo: distrair, instruir e informar.

O trabalho das Bibliotecas Municipais de Oeiras tem, pois, apostado nestas novas valências da literacia, desenvolvendo um trabalho continuado, sistemático e articulado em torno da leitura, junto de todas as camadas da população.

Pretende-se, assim, dar a conhecer e explanar alguns dos projectos de promoção da leitura para adultos realizados entre 2003 e 2006, apresentando, sumariamente, os objectivos, público-alvo, execução, reflexão crítica e balanço: Dez Livros que Mudaram o Mundo; Café com Letras.

Downloads

Publicado

2007-03-30