Bibliotecas escolares: um projecto a (a)creditar

Autores

  • Cláudia Brites
  • Vera Maria Silva Biblioteca Municipal do Seixal

Resumo

O conceito de Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares que se concretizou no concelho do Seixal, e que se fundou numa prática já sedimentada, assenta em princípios efectivos de pertença e cooperação. O SABE não é só um outro serviço da unidade orgânica que é a Biblioteca Municipal. Todos os parceiros (escolas, biblioteca municipal, Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares e outras estruturas envolvidas) partilham a visão de efectivamente constituírem um SABE, pois todos eles interagem, recebendo e fornecendo apoio de forma continuada.

Nesta comunicação vamos traçar o percurso e a actividade que o SABE tem desenvolvido e a perspectiva de ele ser um espaço de articulação de esforços, um facilitador para a concretização de projectos, impulsionando ideias e novas práticas nas bibliotecas escolares. Todavia a continuidade do trabalho que tem sido desenvolvido pressupõe a perspectiva de qualificar uma acção e apoio que se pretende que continue a ser sistemático e consequente.

Biografia Autor

Vera Maria Silva, Biblioteca Municipal do Seixal

Técnica Superior Assessora Principal na Biblioteca Municipal do Seixal, foi desde 1981 responsável pela criação deste equipamento de leitura pública, respectivos Pólos e Pontos de Acesso, tendo entre 1988 e 2011 exercido as funções de Chefe da Divisão de Biblioteca Municipal e Arquivo Histórico.
É licenciada em História (1981) e pós-graduada em Ciências Documentais (1985) pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa (1985,) e em Gestão de Artes (Instituto Nacional de Administração, 1989). Possui o Curso Serviços Educativos na Cultura (Fundação Calouste Gulbenkian, 2006) e o Curso Bibliotecas para Jovens (Fundação Bertelsmann, 2009). Para além de outras formações sobre temáticas profissionais, fez os cursos de “Introdução à Arte Moderna” (1979); “Teorias do texto” (1981); “Introdução à Museologia” (1982); “Animação de Ludotecas” (1992). Participou em diversos congressos e encontros científicos e profissionais.  
No seu percurso profissional foi responsável pela planificação, implementação e gestão dos equipamentos de Leitura Pública da Câmara Municipal do Seixal. Planeou o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (que com a Ludoteca, Bebéteca, Espaço Intercultural e Serviço de Auto-Utilização de TICs, foram recursos pioneiros nas bibliotecas públicas portuguesas). Organizou e coordenou vários programas formativos, informativos, de animação e divulgação cultural e educativa. Concebeu e implementou diversos projectos de continuidade (“Estação do Livro”, “Em Rede” e, em co-autoria, “Passa a Palavra”). No âmbito da promoção da leitura e das literacias (informática, da cidadania, mediática, visual, histórica) criou projectos como “Seixal Qu@lifica”, “Direitos por Direito?”, “Lupublicidade”, “Ver e Olhar”, “Origem e Princípio”. No campo da intervenção social da Biblioteca na comunidade, os projectos “BiblioDOMUS” e “DAR de VOLTA”. Este, um projecto no âmbito do empreendedorismo social, área em que, actualmente, focaliza o seu interesse.  
Em termos associativos, participou na fundação da Associação Portuguesa de Gestão das Artes (1989) e da Liberpólis (1995). É, desde a sua fundação em 1984, membro do Grupo de Trabalho das Bibliotecas da AMRS ─ Associação de Municípios da Região de Setúbal. Foi monitora de diversos cursos organizados pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, e de várias acções de formação para professores e técnicos na área da biblioteconomia e da promoção da leitura. Concebeu várias exposições, é autora e co-autora de diversas publicações e comunicações científicas no âmbito de Congressos e Encontros; de recensões, apresentações e prefácios de livros; de artigos sobre leitura pública, edição de catálogos e outras publicações editadas pelo IPLB, Câmara Municipal do Seixal, AMRS e em diversas revistas

Downloads

Publicado

2007-03-30