Aplicação do MoReq ao sistema de Gestão de Arquivos Audiovisuais Digitais do Senado Federal
Resumo
O Senado Federal criou um Centro de Documentação Multimídia (CEDOC Multimídia) destinado a digitalizar, armazenar, catalogar e preservar o seu acervo audiovisual.
Foi adquirida solução integrada de hardware e software, a qual está em fase de adaptação à realidade do Senado Federal. O desenvolvimento do novo sistema, chamado SISDIGITAL (Sistema de Gestão de Arquivos Audiovisuais Digitais), a partir das orientações do CEDOC Multimídia, respeitará padrões internacionais, como o Modelo de Requisitos para Gestão de Arquivos Eletrônicos (MoReq). A aplicação dos requisitos do MoReq ao SISDIGITAL deve resultar no adequado nível de confidencialidade e integridade, a partir da combinação das vantagens do processo de trabalho digital com a teoria clássica de gerenciamento de arquivos. Como a especificação do MoReq é muito ampla, é fundamental o ajuste para o caso específico do Senado Federal.
Este trabalho pretende apresentar um resumo do emprego do Moreq - na elaboração do SISDIGITAL, no que se refere à captura; classificação; avaliação e destinação; funções administrativas; controle e segurança; usabilidade; inteoperabilidade dos documentos.